O nascimento de uma criança chamou a atenção de moradores de Santa Maria de Jetibá na manhã da última sexta-feira (2). É que a menina Emanoela nasceu com dois dentes, fato curioso e pouco comum. A mãe, a granjeira Deolinda Hussan, 28 anos, achou estranho quando viu a recém nascida com dois dentes incisivos centrais inferiores.
Eu nunca tinha ouvido falar em um caso parecido. A minha mãe também falou que nunca ouviu dizer que uma criança nasceu com dentes. É uma coisa muito diferente mesmo. O médico que fez o parto disse que vou ter que extrair os dentes da bebê até amanhã, pois eles estão meio soltos e a criança pode engolir caso eles se soltem, contou a mãe.
A criança nasceu no Hospital Concórdia, na Sede de Santa Maria, por volta de 9 horas. Ela nasceu pesando quase três quilos. Eu ainda não sei onde vou mandar extrair esses dentinhos. Acho que só em algum hospital de Vitória isso será possível, disse Deolinda.
O ginecologista e obstetra Otto Fernando Baptista, que também é presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), esclareceu que é comum alguns bebês nascerem com dentes. Segundo ele, a arcada dentada já é formada no útero da mãe.
Em meus 25 anos de profissão eu já fiz cinco partos de crianças que nasceram com dentes. Não é nenhuma anomalia. Não é comum, mas é perfeitamente normal casos como esse. Por isso as mães são orientadas a se alimentarem com folhas verdes escuras e com cálcio, pois os dentes já se formam no útero, explicou.
A odontóloga Gisele Mara Nalesso Mees, não aconselha a extração dos dentes. Não é preciso extrair os dentes imediatamente. Se os dentes estiverem ferindo os mamilos do seio da mãe, pode se pensar em extração, caso contrário eles podem permanecer normalmente, orienta a dentista.
Ela disse que esse tipo de dente é chamado de natal, pois se forma antes do parto. Eles estão meio soltos porque o osso está frágil, mas isso se normaliza rapidamente. Aconselho a mãe a fazer uma radiografia quando a criança estiver com seis meses de idade para saber se não há dentes por baixo; nesse caso, eles devem ser extraídos. Se não há dentes por baixo desses, eles irão cair como dentes de leite comuns, informou a dentista (* Site Montanhas Capixabas).