Crise acelera venda de carros usados em Venda Nova

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

Enquanto a crise política e financeira mina diversos setores da economia, algumas áreas parecem se beneficiar da falta de confiança do mercado. A venda de carros seminovos, por exemplo, tende a crescer em épocas de juro alto e dinheiro curto.  Em Venda Nova do Imigrante, empresários calculam que a saída de veículos seminovos aumentou em até 20% no primeiro semestre do ano. Os carros novos, por outro lado, andam na via inversa. Segundo a Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), nos primeiros seis meses do ano a queda no mercado de zero quilômetro já ultrapassou os 25%. 

 

“Quem compra o seminovo é o consumidor que compraria o zero, mas está trocando um pelo outro”, afirma Ilídio dos Santos, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

 

Há ainda um público que optou para trocar um automóvel mais caro – muitas vezes financiado – por outro mais barato, com manutenção e impostos que cabem melhor no bolso. "Notamos essa tendência de pessoas que trocaram carros caros,  por outros com um custo benefício mais baixo", explicou Paulo André Ventorim, da Ventorim Car Multimarcas. 

 

"A procura maior é por carros com preços entre R$ 15 mil a R$ 25 mil. Há aquele cliente que ainda pagam financiamento de veículos com valores mais altos e que optaram por pegar um carro mais barato e quitar a dívida. Já fizemos umas quatro vendas em que o cliente trocou o carro e fizemos uma volta em dinheiro a ele", explica Mário Falqueto, da Betânea Veículos. 

 

De acordo com Leonardo Morais, da Marcelo Motors,  além da diferença grande de preços entre um carro zero e um seminovo, as taxas de juro cobradas nos financiamentos também ajudam na hora de o consumidor optar pelo usado. "Muitos clientes querem carros mais completos e optam pelos seminovos, que são uma boa opção por conta dos preços", explica.

 

Mas até mesmo quem tem um pouco mais de dinheiro e pretende investir em um veículo mais caro está em busca do seminovo. "Se olharmos um carro novo e um seminovo, a diferença de preço é muito grande.  Por exemplo, se pegarmos um veículo novo e bastante procurado hoje no mercado, o preço chega aos R$ 92 mil. Este mesmo veículo, com 10 mil quilômetros rodados, tem um desconto que pode chegar aos R$ 16 mil, ou seja, ele custará em torno dos R$ 76 mil.  A diferença é muito grande e o custo benefício compensa", explica Adenis José Fazolo, da Peta Automóveis. 

 

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