* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Os devotos que farão homenagens a Santa Rita de Cássia no próximo fim de semana devem tomar cuidados com as rosas abençoadas. É recomendável evitar fazer chá com as pétalas, já que é usado agrotóxico no cultivo da flor. Quem faz o alerta é a organização da 2ª Festa em Louvor a santa, no próximo domingo (23), no bairro Vila da Mata, em Venda Nova.
Beijar a rosa não é tão arriscado, mas já teve casos de pessoas intoxicadas após beber chá da flor. Nós estamos fazendo o alerta a todos os devotos, diz Sebastião Nogueira, presidente da Associação de Moradores de Vila da Mata e Providência e do Conselho Comunitário da Igreja Católica.
Durante o evento, que começa às 9h com celebração no campo de bocha, serão distribuídas 60 dúzias de rosas. Às 11h, será servido almoço. À tarde, haverá sorteio de uma moto e de uma bicicleta, às 14h, e forró, às 15h. A renda arrecadada com o almoço e o leilão de prendas será revertida para a construção da Capela de Santa Rita de Cássia, que começa este ano naquele bairro.
Caminhada em Conceição
A caminhada vai marcar a Festa de Santa Rita também no domingo, organizada pelo Setor Santíssima Trindade. Dezenas de devotos sairão às 6h da pracinha da Matriz, em Conceição do Castelo, passando pela Cachoeira dos Vargas, até a capela em Ribeirão do Meio, num percurso de 13 quilômetros por estrada de chão. O trajeto, no curso do Rio Conceição, é muito ecológico, sendo um verdadeiro estímulo à oração.
Na capela, que fica no quilômetro 124 da BR-262, haverá celebração, às 10h30, distribuição do bolo com a medalha de Santa Rita, ao meio-dia, e sorteio de uma bicicleta, às 14h.
Tríduo na capela
Neste sábado (22), o Instituto Frei Manuel Simón e a Adolescência Missionária encerra o tríduo em devoção à Santa Rita de Cássia, na capela de São Tomás de Vila Nova, no casarão da Fazenda do Centro, em Castelo. Hoje e amanhã, o início será às 19h.