Cultura e fé: grupo de Folia de Reis Estrela da Guia mantém tradições em Venda Nova

Em atividade há mais de 70 anos, o Grupo de Folias de Reis “Estrela da Guia”, de São João de Viçosa, distrito de Venda Nova do Imigrante, segue mantendo suas atividades e com projetos para o futuro. Atualmente, o grupo é composto por 16 integrantes e mais do que manter as tradições, o grupo tem a missão de evangelizar, mantendo viva a fé das pessoas.

 

Devido à pandemia da Covid-19, as atividades estão reduzidas e o grupo tem se apresentado em missas no município. Nos anos anteriores, a Folia começava suas apresentações no final do mês de outubro e seguia até o Carnaval, atendendo a convites e participando em comunidades, festas, casas e eventos.

 

Coordenador do “Estrela da Guia” há 13 anos, Vanderlei Abílio, o “Delei”, conta que o trabalho do grupo vai além da tradição. “Estamos sempre participando, ajudando e mantendo a cultura. A Folia não é só uma tradição, um grupo folclórico, é mais do que isso. É a permanência viva da fé das pessoas. Um grupo de pessoas que cantam, tocam, e vai até as casas levando essa mensagem do nascimento de Jesus, do ‘não’ a Herodes. Já vimos cenas muito emocionantes de fé das pessoas e isso faz com que a gente fique cada vez mais firmes”, conta Delei.

 

Além da função de coordenador, a Folia de Reis também tem um mestre, um contramestre e o diretor, cada um desempenhando sua função. Além das vozes afinadas, o grupo contra com 13 instrumentos musicais: violão, caixa, pandeiro, triângulo, chocalho, sanfona, o que garante hinos animados, levando história e religiosidade por meio da música.

 

Projetos

Além dos hinos e ações votadas ao Dia de Reis, celebrado pela Igreja Católica, no dia 6 de janeiro, a Folia de Reis “Estrela da Guia” realiza outros projetos que são realizados durante o ano. “Começamos implantar dentro do distrito de São João ‘a serenata das mães’, organizada pela Folia de Reis. No mês de maio, na véspera do Dia das Mães, a gente faz uma serenata, passando pelas casas, nas ruas, fazendo essa homenagem”, acrescentou Delei.

 

O grupo também participa do Encontro Nacional de Folias de Reis do município de Muqui e também no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo. “Levamos sempre o nome do município e da comunidade nesses encontros”, disse o coordenador.

 

Outro projeto do grupo, é envolver os jovens da comunidade, visando à participação das novas gerações e o futuro da Folia “Estrela da Guia”. “O grupo é bom! Nós íamos começar um trabalho com jovens na comunidade, mas com a pandemia ainda não foi realizado. Mas, temos esse projeto de dar continuidade, com jovens, adolescentes, para não perder esse grupo, essa tradição. Seguir em frente sempre!”, finalizou Delei.

 

História

A Folia "Estrela da Guia" começou há cerca de  70 anos com um grupo de pessoas, moradores do interior de Conceição do Castelo. O costume foi surgindo, sempre ccom cantorias e devoção, levando essa tradição. Depois, muito deses membros mudaram para São João de Viçosa e aí deram continuidade e esse trabalho da folia, como, por exemplo, o senhor Batista Botacin e outras pessoas da família, amigos. Assim, fizeram com que a folia permanecesse até os dias atuais.

 

Folia "Estrela da Guia" durante a missa da Epifania do Senhor, na Igreja Matriz de Venda Nova, no último sábado (2).

Confira mais Notícias

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova