A imigração européia teve grande influência na formação cultural capixaba. Alemães e italianos, duas das etnias mais importantes que imigraram para o Estado, deixaram suas marcas em muitos setores da vida capixaba e guardam até hoje algumas de suas tradições.
Para celebrar a importância desses dois povos, será realizado o 10º Festival Ítalo-Germânico, mais conhecido como Italemanha. O evento tem início nesta sexta-feira (30) e vai até domingo (1º), no Centro de Eventos Italemanha, ao lado do trevo de acesso à BR-262, no centro de Marechal Floriano.
O evento tem como objetivo resgatar a cultura e divulgar as potencialidades do município. Há também a função social do Festival, no qual as entidades filantrópicas de Marechal Floriano terão espaço para vender seus produtos.
O Festival é promovido pela Prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo, sendo o mais importante evento cultural do município. A expectativa da coordenação do Italemanha é levar a Marechal Floriano pelo menos 30 mil pessoas durante as atividades da festa.
Entre os destaques da festa estão: exposição de orquídeas e produtos típicos; atrações culturais; apresentações; shows; torneio de Sollo; e desfile das candidatas à rainha e princesa da Italemanha.
A festa será animada por grupos musicais nacionais e regionais. Uma vasta programação cultural, como apresentações de danças e musicas folclóricas, forró e samba, foi elaborada para divertir os participantes. Alguns destaques são: Jean & Juliano; banda Pakera; Cristian Greik; Rian & Richard; Bonde do Forró; e banda Gang Lex.
A cidade das orquídeas
O município de Marechal Floriano situa-se na Microrregião Sudoeste Serrana do Estado, a 45 quilômetros da Capital. Conhecida como a Cidade das Orquídeas, pela grande quantidade de espécies existentes em suas matas, a cidade tem pouco mais de 13 mil habitantes. Suas principais atividades econômicas são a cafeicultura, a olericultura e a avicultura de corte e de postura.
A formação étnico-cultural do município tem forte influência dos alemães e italianos, que fundaram a cidade, e se manifesta na culinária, na dança, na música e na arquitetura. Entre as comidas de origem italiana estão: capeletti, macarronada, nhoques de batata e polenta. Já as comidas de origem alemã são: chucrute, eisbein (joelho de porco), kassler (carré suíno) e würstchen (salsicha).
As festas típicas, as construções antigas, os orquidários e os Centros Culturais Clara Luíza Hulle Pereira e Ezequiel Ronchi, são alguns dos atrativos da cidade. Outros pontos turísticos da região são a Cachoeira do Zeca, a gruta Nossa Senhora de Lourdes e o orquidário Nego Plantas.
Anteriormente chamado de Braço Sul, devido ao braço sul do Rio Jucu que corta a cidade, o município recebeu, em 13/5/1900, o nome de Marechal Floriano, devido à visita do primeiro vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, na inauguração da Rede Ferroviária Leopoldina Railway.
Criado em 30/10/1991 pela Lei nº.4.571, Marechal Floriano foi emancipado de Domingos Martins em 31/10/1991 e instalado em 1º/1/1993.
Programação do 10º Italemanha
Sexta-feira (30)
19 horas Abertura oficial com show pirotécnico
20 horas Apresentação da Banda Municipal
20h30 Apresentação cultural:
Grupo de dança Granelli Dei Monti de Araguaia
Grupo de dança Grünes Tal de Santa Maria
22 horas Banda Barril de Chopp e Banda Volare
1 hora Banda Gang Lex
Sábado (31)
13 horas Reabertura da festa com atividades na tenda cultural e comidas típicas das culinárias italiana e alemã
? Torneio Sollo
17 horas Apresentações de bandas locais
18 horas Apresentações culturais
19 horas Banda Badala Som
21 horas Banda Volare e Banda Barril de Chopp
23h30 horas Bonde do Forró
1 hora Rian & Richard
Domingo (01)
10h30 Apresentação da Banda Municipal
11 horas Concertina de Linhares
? Grupo de Dança Pamm Steima de Melgaço
? Grupo de Dança Granelli Dei Monti de Araguaia
? Apresentação de banda locias
15 horas Sorteio beneficente ao grupo de voluntários Mãos Entrelaçadas e Igreja Católica
16 horas Banda Gioco Di Mora
21 horas Cristian Greik
23 horas Banda Pakera
1 hora Jean & Juliano