* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Enquanto um projeto sobre a implantação do ensino da língua italiana a partir da 1ª série do ensino fundamental divide opiniões entre os vereadores de Venda Nova, o curso mais tradicional da cidade dá abertura de escolha para quem quer aprender o idioma a partir dos 13 anos e a um baixo custo. Depois de superar o corte de verbas ocasionado pela crise econômica em 2008, a Associação Festa da Polenta- Afepol abre inscrições para o curso de italiano- ano 2010.
As aulas têm previsão de início para fevereiro ou março, na sede da Afepol, na Avenida Pedro Minete (popular Beira-Rio). A associação mantém o curso autodidata pelo segundo ano consecutivo com o professor Leandro Fidelis, que é mestre em língua italiana e cultura regional piemontesa pela Universidade de Turim (Itália). O curso pode ser pago à vista (R$ 330,00) ou três prestações de R$ 115,00, além do material didático, que equivalem ao ano todo de curso.
Durante três anos, os alunos participam de uma aula semanal, com duração de três horas, que proporciona um contato com a cultura e a língua italiana a partir de situações cotidianas vistas em cada unidade do material. São situações úteis para o aluno independente de ele estar no Brasil ou na Itália. O aprendizado de verbos e outras expressões fica mais fácil com a didática do curso, que inclui até um jogo de baralho em italiano, explica Leandro.
Aluno do 2º ano do curso, Edivandro Gonçalves já foi duas vezes à Itália. É importante aperfeiçoar e estudar cada vez mais para melhorar nossa conversação tanto aqui quanto lá. O curso é muito importante para mim.
Delza Falqueto concluiu o curso em 2009 e não vai deixar de praticar a língua. Desde pequena sempre tive vontade de aprender italiano e procurei participar ao máximo das manifestações da cultura italiana em Venda Nova. Isso vem a somar. Procuro sempre falar alguma coisa em italiano no dia-a-dia, nem que seja um simples cumprimento.
Língua é para ser falada. Ouvi uma professora dizer isso certa vez para alertar para a necessidade de se manter vivo um idioma. Quantas são as pessoas que não reclamam da falta de oportunidade para praticar a língua após terminarem um curso? Se não se aproveita os canais à disposição, como Internet, TV e leitura, a língua estrangeira pode virar uma desconhecida em pouco tempo, ressalta o professor Leandro.
Os interessados podem ligar para o telefone.: (28) 3546-2112 e deixar o nome com a secretária.
Serviço:
Curso popular de língua italiana
Afepol- Venda Nova do Imigrante
Professor: Leandro Fidelis
Inscrições abertas
* Conclusão em 3 anos
1 aula por semana
Tel.: (28) 3546-2112