Curso sobre manejo de lavouras capacita produtores de Muniz Freire

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), um curso do programa Renovar Arábica em Muniz Freire. O curso acontece no salão paroquial de Piaçu e tem o objetivo de capacitar os produtores do município com boas práticas de manejo de lavoura de café arábica.

O município tem aproximadamente 1.950 famílias que utilizam o café arábica como fonte de renda. E para orientar os produtores sobre os procedimentos que podem melhorar a lavoura, foi convidado o instrutor do Senar, José Carlos Gava Ferrão, para ministrar o curso.

O evento se divide em teoria e prática. O primeiro trabalha sobre poda do café, manejo de lavoura (pragas, doenças e ervas daninhas); boas práticas de pré-colheita, colheita e pós colheita. Já a segunda fase acontece na propriedade da família Máximo Bicalho Thezolin, localizada na comunidade de Guarani, onde será demonstrado aos participantes técnicas sobre o controle de ervas daninhas, com a utilização de roçadeira manual; a coleta de amostragem de ferrugem, broca e bicho mineiro e os cuidados na colheita.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, José Carlos Menossi “com o curso pretendemos adotar boas práticas de condução de lavouras para obter maior produtividade e melhorar os resultados na qualidade de produção”, afirma.

O curso tem o apoio da Prefeitura de Muniz Freire e do Sindicato Rural (SR) e conta com a participação de 20 produtores da região.

Muniz Freire

A safra do café arábica acontece de abril a setembro no município, que possui cerca de 11 915 hectares voltado para a produção de café. Em média são 17 sacas por hectare. Ao todo são 1.648 unidades produtivas que geram aproximadamente R$ 37 milhões aos agricultores familiares.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)