* Valdinei Guimarães
São sete cursos em áreas de trabalho que atendem a demandas de mão- de-obra da região. Estudantes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 600, além de material didático, lanche e uniforme gratuitamente. Os cursos são direcionados a pessoas com baixa renda e que precisam de qualificação para entrar no mercado de trabalho. Além de uma profissão, os alunos conquistam mais qualidade de vida.
As chances são do programa Projovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Venda Nova do Imigrante. As qualificações oferecidas são: reformador de móveis, cozinheiro auxiliar, trabalhador em cultivo regional, instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, costureiro e cabeleireiro. O curso de cabeleireiro é divido em dois: uma turma para moradores da localidade de Alto Caxixe e outra para os demais residentes no município.
Além da qualificação profissional, os alunos recebem formação social. Parte dos cursos é dedicada a disciplinas como ética, cidadania e informática. A coordenadora local do Projovem Trabalhador, Sabrina de Araújo, conta que o objetivo dos cursos é incluir os alunos no mercado de trabalho e dar novas perspectivas para eles. “O objetivo é capacitar o aluno que está em situação de desemprego e lhe dar oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, explica Sabrina.
Para a lavradora Andreia Eller, 25, o curso de cabeleireiro é uma luta diária para conquistar um sonho. Ela é casada, tem um filho de quatro anos e mora na comunidade de Alto Viçosinha, em Venda Nova. Para frequentar as aulas, Andreia acorda de madrugada, prepara o almoço e precisa andar a pé e pegar ônibus para chegar à sala de aula. Apesar da dificuldade, ela não tem dúvida de que o esforço vale a pena. “Quero me tornar uma pessoa importante, interessada nas coisas e o curso está me ajudando muito. Estou lutando para conquistar um sonho”, conta ela.
O lavrador Enilso Costa Neves, 22, é um dos dois únicos homens matriculados no curso de cabeleireiro do Projovem. Para estudar, ele deixou a casa dos pais, na localidade de Braço do Sul, nos limites dos municípios de Venda Nova, Domingos Martins e Castelo, para morar com a avó na localidade de Alto Caxixe. Para Enilso, esse é só o começo do sonho de ser um profissional respeitado. “Eu quero terminar esse curso e fazer outros. Quero me aprofundar mais na área, fazer o curso de costureiro e viajar para estudar, se for preciso para buscar mais conhecimento”, revela o jovem.
Serviço
Para se inscrever nos cursos oferecidos, basta procurar o CRAS com os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, número do NIS, comprovante de escolaridade, de residência e de renda. Podem se inscrever pessoas entre 18 e 29 anos, desempregadas, que estejam cursando ou tenham concluído os ensinos fundamental ou médio e que não tenham nem estejam cursando o ensino superior. O telefone do CRAS de Venda Nova é (28) 3546-6101.