A fim de promover a inclusão social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac e o Governo Federal, por meio do Programa Senac de Gratuidade- PSG, oferecem vagas gratuitas em diversos cursos para pessoas de baixa renda. Para participar, os candidatos devem ter renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos.
Em Venda Nova, as oportunidades são para os cursos de auxiliar de cozinha e camareira em meios de hospedagem (Saiba mais abaixo). Os interessados devem ser alunos que estejam cursando ou já tenham concluído a educação básica, e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante atenderem às duas condições – aluno e trabalhador para ter prioridade.
Para se inscrever, basta o candidato preencher a ficha de inscrição, aAutodeclaração de Renda e o Termo de Compromisso. Todos esses documentos estão disponíveis na unidade do Senac de Venda Nova (Alpes hotel) e no site www.es.senac.br/gratuidade. Os documentos deverão ser entregues no mesmo local.
Depois, o candidato passa por uma seleção. A aprovação obedecerá aos seguintes critérios: a ordem de classificação no Índice PSG, a quantidade de vagas oferecidas no curso e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.
O Índice PSG é uma fórmula matemática que considera:
– a renda familiar bruta;
– se o candidato possui algum tipo de deficiência;
– se é dependente ou arrimo de família;
– se é aluno da educação básica (egresso ou matriculado);
– se já foi aluno do Programa Aprendizagem;
– e quantos membros a sua família tem.
Cursos disponíveis em Venda Nova
1)Auxiliar de cozinha
De 21/3 a 27/5, das 14 às 18h
2)Camareira em meios de hospedagem
De 25/4 a 17/6, das 14 às 18h
* As inscrições já estão abertas. Para mais informações, o telefone é (28) 3546-2028.