O jovem atleta Araquém Junio Gomide Oliveira, 16 anos, de Domingos Martins, está se preparando para treinar na seleção brasileira infanto-juvenil de voleibol. Ele embarca no dia 30 de janeiro para Saquarema (RJ), onde treinará durante 10 dias. Ele é o único capixaba convocado para a seleção.
Araquém é um dos cerca de 120 atletas que fazem parte do projeto Vôlei Social, desenvolvido em Domingos Martins, pelo professor Gilson Bispo com alunos da escola Teófilo Paulino. O projeto, que tem o objetivo de tirar adolescentes e jovens das ruas e transformá-los em atletas profissionais, é mantido por empresas do município.
Segundo Gilson Bispo, o jovem já estava sendo observado por olheiros da seleção brasileira há vários jogos em que disputou representando o Estado em campeonatos brasileiros. A convocação veio depois do Brasileiro Juvenil em Recife. Foi uma surpresa muito boa para nós, disse Bispo.
Estou muito ansioso com a convocação. Esse sempre foi meu sonho. Eu morava em Minas Gerais e mudei para Domingos Martins depois que descobri esse projeto. Lá eu não tinha incentivo e com certeza não teria essa visibilidade que tenho aqui. Estou muito feliz, confessa Araquém.
Após permanecer 10 dias em treinamento no Rio de Janeiro com outros 43 atletas de todo o Brasil, será feita uma nova classificação e só permanecerão 22 jogadores, que representarão o Brasil na categoria infanto-juvenil. Se for classificado, Araquém jogará o Sul-Americano de 2010.
Para o treinador e criador do Vôlei Social, a convocação do atleta demonstra a força do projeto em Domingos Martins. Este ano ficamos em primeiro lugar nas Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES) e representamos o Estado na etapa nacional, onde conseguimos a 5ª colocação. Agora o objetivo e treinar cada vez mais para revelar nomes que poderão virar atletas nacionais, completa Gilson Bispo (* Nova Comunicação).