* Redação FMZ
O hábito em ornamentar casas no Natal vem ganhando força a cada ano em Alfredo Chaves, na Região Serrana. O costume começou a ser estimulado em 2005 em um concurso da Prefeitura que premia as residências mais ornamentadas. Com isso, os moradores começaram a investir mais nas produções, tornando suas casas ponto de encontro de vizinhos e visitantes.
Nos últimos seis anos, muitas casas vêm se destacando pela criatividade e originalidade em suas ornamentações natalinas.
Um exemplo é a residência do casal Erly Pompermayer e Ilson Bubach. Por dois anos consecutivos, eles foram os vencedores do concurso. Presépios, árvore giratória, capela que toca sinos via controle remoto são os destaques da decoração.
Erly conta que este ano foram montados 21 presépios de tamanhos e formas diferentes. “Comprei e ganhei os presépios. Todo ano costumo investir em mais uma peça. Tenho presépio de diferentes materiais”, contou, destacando o mais novo mimo vindo de Israel, presente de um amigo que esteve no país.
O local virou atração turística. “As pessoas já esperam a gente montar a decoração para vir visitar. Além dos moradores de Alfredo Chaves, recebemos constantemente turistas e visitantes de outras cidades”, diz Buback.
Outra decoração de destaque é a da casa da professora aposentada Maria de Lourdes Bonela. Árvores, luzes e presépios compõem o cenário natalino que ocupa totalmente o quintal da residência.
Segundo Lourdes, todas as noites o local atrai vizinhos e visitantes. “Fazemos até lanches aqui, cada um traz um produto e dividimos entre nós. Passamos horas conversando e recebendo pessoas. É um período muito alegre”, diz.
Além dessas, outras casas se destacam este ano: da dona de casa Lusia Escandian, no bairro Siribeira; da servidora Dorley Brandi, no bairro Santa Teresinha II e da dona de casa Edna Prêmoli, no bairro Araponga.
O resultado do concurso será conhecido no próximo dia 23 de dezembro, durante a programação do Natal Som e Luz que acontece na praça Colombo Guardia, no centro da cidade. Este ano, o prêmio é de R$ 2 mil em dinheiro, divididos entre as três casas mais bonitas.