A vigilância por câmeras em Venda Nova do Imigrante está bem mais próxima de se tornar realidade. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) concluiu a definição das comunidades que vão receber os equipamentos. Agora será iniciado o processo de licitação para compra dos aparelhos, que serão custeados pela Prefeitura.
Inicialmente, seis localidades serão contempladas com dez câmeras: São João de Viçosa, Alto Caxixe, Providência, Centro, bairro Esplanada e Vila Betânea. Os locais foram escolhidos pelo GGIM com base em dados das polícias Civil e Militar. A escolha levou em conta pontos de entrada e saída do Município, áreas comerciais e bancárias e outras já mapeadas pelas autoridades policiais vendanovenses.
Os monitores para acompanhamento das imagens serão instalados nas sedes das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. “É um desejo da Prefeitura e das autoridades de Venda Nova do Imigrante implantar esse sistema. Estamos muito próximos de colocar em funcionamento essa ferramenta, que vai trazer mais segurança para nossa comunidade”, comenta o prefeito Braz Delpupo.
As discussões sobre a implantação da vigilância por câmeras não são recentes no GGIM. O trabalho vem sendo discutido e alinhado em conjunto com os membros do Gabinete. “Nós definimos as comunidades atendidas neste primeiro momento e já temos a lista das outras para uma segunda fase dessa iniciativa”, explica Rogério Dela Costa, secretário de Finanças e membro do GGIM.
Os recursos para aquisição das primeiras dez câmeras virão dos royalties do petróleo recebidos pelo Município. A previsão é que o sistema esteja em funcionamento já no primeiro semestre de 2019.
Fonte: Ascom PMVNI
Foto: Arquivo FMZ