O degustador de café e gerente de qualidade da Pronova, Edevaldo Costalonga, acaba de receber a certificação Q Grader, exame que confere ao provador a habilitação para a prova de cafés na metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais- SCAA.
“Com esse exame, o provador se torna apto a provar cafés de várias nacionalidades”, destaca Edevaldo. Para obter a certificação, o degustador passou por 22 provas. Para ele, a certificação gera muitos benefícios ao seu trabalho.
“Acrescenta mais conhecimento e segurança em relação às provas. É uma habilitação reconhecida para ser júri em todos os concursos de qualidade de cafés, além de ser um certificado reconhecido internacionalmente.” O treinamento e a certificação foram promovidos pela Academia do Café (com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais) em parceria com a Universidade Federal de Lavras- UFLA, Minas Gerais.
Q Grader System
Desenvolvido pelo Coffee Quality Institute (CQI), o programa de certificação internacional de profissionais classificadores e degustadores de café é conhecido no mundo todo como Q Grader System. Com base na metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA na sigla inglesa), o treinamento e a certificação conferem ao degustador a chancela e a credibilidade para avaliar cafés de diferentes origens produtoras.
A formação de um Q Grader abrange conhecimento de todas as etapas de produção do café. Os participantes devem passar por rigoroso treinamento e exames, divididos em 22 seções, como classificação, identificação de torra, habilidades sensoriais e triangulação sensorial.
O exame é composto pelos seguintes itens: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de triangulação, teste de ácidos orgânicos, identificação de amostras de torras, café verde, teste de torra e testes de xícaras (sensorial). Os aprovados no Curso de Certificação Q Grader estão autorizados a usar o logotipo e a nomenclatura “Licensed Q Grader” como crédito profissional.