Delegacia de Conceição esvazia definitivamente suas celas

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

A partir desta quarta-feira (21), a Delegacia de Conceição do Castelo, na Região Serrana, não abrigará mais presos. Em cumprimento à regularização proposta pela Secretaria de Estado da Justiça- Sejuz nas cadeias públicas do interior do Estado, a Polícia Civil transferiu pela manhã 32 presos para Centros de Detenção Provisória- CDPs de Viana, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

 

Treze detentos foram levados para Viana por um microônibus da Prefeitura escoltado por viaturas da Polícia Civil, oito, para Marataízes, e mais 11, no veículo de Operações Especiais de Cachoeiro, com apoio de policiais de Pedra Azul.

 

Antes de partirem, os presos deixaram muita sujeira e destruição nas quatro celas. Um caminhão de lixo e um caminhão-pipa da Prefeitura farão a limpeza do local nesta quinta-feira (22).

De acordo com a delegada Maria Elisabete Zanoli, os 32 homens são presos à espera de julgamento, por isso foram transferidos para os CDPs. “Tratam-se na maioria de traficantes, assaltantes e homicidas, alguns dividindo cela por quase quatro anos”, disse.

 

A cadeia pública de Conceição do Castelo centralizava presos de Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibatiba, Iúna, Irupi e Ibitirama. Na década de 90, uma fuga coletiva marcou os trabalhos da polícia naquele município.

Segundo a delegada, a única unidade prisional que manterá sua cadeia em funcionamento na região é a de Afonso Cláudio, onde a Sejuz vai assumir. O local pode funcionar como CDP para dar suporte às outras delegacias do interior.

 

Já as delegacias de Domingos Martins e Marechal Floriano estão aptas a encaminhar seus presos para o CDP de Viana, onde as vagas foram asseguradas pela Sejuz.

 

Com as celas vazias, a Polícia Civil de Conceição pretende se concentrar nas investigações. “Tínhamos quatro policiais do nosso efetivo tomando conta de preso e que agora vão poder agilizar nossos trabalhos na função ao qual fomos designados.”

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins