FMZ A Rádio
da Família

Depósito de lixo na mira do MP

* Por Leandro Fidelis

O Ministério Público-MP de Venda Nova moveu ação civil com pedido de liminar à Justiça cobrando da Prefeitura um novo local para o transbordo de lixo no município. A promotora Adriana Dias Paes Ristori alega que a estação, em Cachoeira Alegre, na zona rural, opera sem licenciamento ambiental do Iema e foi instalada sem nenhum tipo de critério e controle ambiental.

A ação é do dia 11 de janeiro, mas de acordo com a promotora, desde julho de 2006 o MP vem alertando extrajudicialmente o prefeito Braz Delpupo para esta irregularidade. Desde março de 2005, com a desativação do aterro sanitário em São José do Alto Viçosa, o lixo só fica 24 horas no município em um contêiner de 50 metros cúbicos. Dali uma empresa contratada faz o transporte para aterros na Grande Vitória e em Castelo.

Em janeiro de 2007, o Iema notificou a Prefeitura para apresentar novas áreas para instalar a estação. O relatório do instituto indica que, com as chuvas, as vias direcionam as águas para uma pequena vala. Dali o chorume vai direto para o Rio Viçosa.

“É um descaso grande. A Prefeitura alega não ter verba no Orçamento para isto e não resolve”, diz a promotora Adriana Ristori. Ainda de acordo com ela, o juiz Valeriano Cesário Bolzan ainda não apreciou a ação porque quer ouvir o prefeito antes.

Já Braz Delpupo afirma que a Prefeitura está procurando uma área adequada para o contêiner e não quis dar mais detalhes do assunto.

Confira mais Notícias

Comemoração

Venda Nova convida para o ‘coquetel das mulheres’ em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Sorte

Mega-sena acumula novamente e prêmio pode chegar a R$ 205 milhões

Cidades

Venda Nova informa sobre transferência de restos mortais no cemitério Padre Emílio

Mulher morre em grave acidente na BR 262 em Marechal Floriano

Horário de funcionamento nas creches de Venda Nova será ampliado

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova