FMZ A Rádio
da Família

Depósito de lixo na mira do MP

* Por Leandro Fidelis

O Ministério Público-MP de Venda Nova moveu ação civil com pedido de liminar à Justiça cobrando da Prefeitura um novo local para o transbordo de lixo no município. A promotora Adriana Dias Paes Ristori alega que a estação, em Cachoeira Alegre, na zona rural, opera sem licenciamento ambiental do Iema e foi instalada sem nenhum tipo de critério e controle ambiental.

A ação é do dia 11 de janeiro, mas de acordo com a promotora, desde julho de 2006 o MP vem alertando extrajudicialmente o prefeito Braz Delpupo para esta irregularidade. Desde março de 2005, com a desativação do aterro sanitário em São José do Alto Viçosa, o lixo só fica 24 horas no município em um contêiner de 50 metros cúbicos. Dali uma empresa contratada faz o transporte para aterros na Grande Vitória e em Castelo.

Em janeiro de 2007, o Iema notificou a Prefeitura para apresentar novas áreas para instalar a estação. O relatório do instituto indica que, com as chuvas, as vias direcionam as águas para uma pequena vala. Dali o chorume vai direto para o Rio Viçosa.

“É um descaso grande. A Prefeitura alega não ter verba no Orçamento para isto e não resolve”, diz a promotora Adriana Ristori. Ainda de acordo com ela, o juiz Valeriano Cesário Bolzan ainda não apreciou a ação porque quer ouvir o prefeito antes.

Já Braz Delpupo afirma que a Prefeitura está procurando uma área adequada para o contêiner e não quis dar mais detalhes do assunto.

Confira mais Notícias

Reuniões para elaboração da Lei Orçamentária Anual Venda Nova do Imigrante começam nesta semana

Moradores de Venda Nova do Imigrante vão às ruas pelo fim da violência contra a mulher

Conscientização

“Marcha para Elas”: Venda Nova realiza passeata em combate à violência contra a mulher nesta segunda (15)

Emprego

Confira as vagas de emprego em Venda Nova do Imigrante e região

Tempo

Ministério da Saúde alerta para baixas temperaturas no Sul

Cidades

Últimos dias para se inscrever no Concurso de Fotografia de Venda Nova

Venda Nova assina termo de concessão de imóvel para Polo de Segurança Pública

Fenecon 2024 vai agitar Conceição do Castelo e esperar atrair 25 mil pessoas