Cidades

Deputado Evair de Melo reivindica que o Exército Brasileiro conclua a obra na BR-262

 

O Deputado Federal Evair de Melo (PP) solicitou ao Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Leite dos Santos Filho, que os recursos destinados para o projeto de restauro e duplicação da BR-262 sejam transferidos ao Exército Brasileiro para que concluam a obra. 

 

Em reunião com a Bancada Capixaba realizada em setembro, o parlamentar havia solicitado ao Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas a transferência da obra ao Exército Brasileiro, com o objetivo de garantir a segurança e a redução de riscos ambientais. Evair destacou que já existem R$ 54 milhões disponíveis para a continuidade dos reparos, que foram viabilizados por meio de Emenda de Bancada Impositiva ao Orçamento da União.

 

Para Evair, é fundamental que a obra tenha continuidade, independente do processo de privatização da estrada. “É necessária a manutenção dos recursos e acredito que o Exército Brasileiro tem totais condições de entregar os reparos e a duplicação dentro do prazo estabelecido. Seria uma insanidade abrir mão desta obra. Temos um projeto pronto e recursos disponíveis, não podemos ficar sem a conclusão desse trecho, que apresenta perigo e possíveis problemas ambientais que podem ser criados”.

 

Histórico

 

A obra da BR-262 teve início em maio de 2018, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a paralisação dos reparos no trecho de 7,28 km entre o Trevo de Paraju, em Domingos Martins, e o Posto Vista Alegre, em Marechal Floriano, em outubro de 2018. O motivo foi uma dúvida presente no edital e no contrato se o trecho era ondulado ou montanhoso. Desta maneira, o DNIT rompeu o contrato com a empresa responsável pelo projeto. 

 

No cronograma da possível concessão da rodovia, os serviços de duplicação só se iniciam no terceiro ano de concessão, que estaria previsto para a partir de outubro de 2023. Desta forma, a probabilidade é de a conclusão da duplicação ser feita apenas em 2024.

 

Consulta realizada à equipe técnica da Câmara e a setores importantes da área de Obras em Transportes, comprovam a viabilidade da transferência da obra para o Exército Brasileiro, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), dependendo apenas do Ministério da Infraestrutura e do DNIT.

 

Informações da assessoria do deputado Evari de Melo. Foto: Marcelo Prest

Confira mais Notícias

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH