Durante um ano, ela reinou na Festa da Polenta, emprestando sua beleza em nome da cultura de Venda Nova do Imigrante. Giulia Gonçalves Caliman, 20 anos, Rainha da Festa da Polenta de 2009, se despede do título nesta sexta-feira (8), quando uma das nove candidatas vai assumir o posto dessa estudante de engenharia civil que é sobrinha neta de Padre Cleto Caliman, criador do evento. Giulia, que cresceu na cultura do voluntariado da festa, curtiu a fama de rainha na faculdade, na família, mas lamenta que os últimos 12 meses passaram rápido demais. Confira entrevista com a bela!
Como foi passar esse último ano representando a cultura de sua cidade?
Eu adorei receber o título e, embora não tenha quase participado de eventos extra-Festa da Polenta, fui reconhecida por recebê-lo. Meus amigos, colegas de faculdade, parentes, amigos de amigos e amigos de parentes gostaram de se referir a mim como Rainha da Festa da Polenta. Eu gosto muito disso, pois representa uma cultura da qual eu cresci fazendo parte.
O que mudou na sua vida e na sua relação com a cultura dos seus antepassados depois de ser rainha?
Na verdade, essa cultura sempre fez parte da minha vida. Quando pequena, acompanhava minha mãe, Lilia Gonçalves, nos ensaios do Concurso da Rainha da Festa da Polenta e tentava adivinhar quem iria ser a vencedora. Eu acertei alguns palpites. Além disso, meu pai, Marco Caliman, sempre trabalhou para o evento e canta no Coral Santa Cecília. Eu também cantei durante alguns anos no Coral Sol da Manhã e, na minha infância, ia para a Festa da Polenta com roupa típica todos os anos.
E como você espera manter as tradições daqui para frente?
Vou continuar gostando como sempre gostei, da comida típica, da música e de toda a alegria comum entre os descendentes de imigrantes italianos. Como moro muito longe (Teófilo Otoni- Minas Gerais), fica difícil participar dos eventos típicos de Venda Nova. Mas como minha família respira essa cultura, vou conviver sempre.
Qual o conselho que você daria para a próxima Rainha da Festa da Polenta?
Pra quem eu entregar a faixa nesta semana, eu digo: aproveite! Passa rápido demais!