O município de Domingos Martins intensifica a partir deste mês os trabalhos de prevenção e combate à Dengue. Além de das ações de rotina, como instalação e monitoramento de armadilhas, aplicação de larvicida em domicílio e orientações gerais para a população, as equipes de agentes de endemias realizam atividades em escolas. Mutirões de limpeza também estão programados.
No próximo sábado (30) a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D de Combate à Dengue, na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Serão várias atividades durante todo o dia, com orientações, informações e até demonstração das larvas do mosquito Aedes Aegypti.
Outras duas ações de prevenção e combate à doença são os mutirões de limpeza, realizados em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. No dia 29, os trabalhos de recolhimento de lixo serão na Vila Verde, Soído e em Santa Isabel, a partir das 7 horas. Já no dia 30, o mutirão será na Sede de Campinho, também a partir das 7 da manhã.
De acordo com as orientações da Vigilância em Saúde, que coordena toda a campanha de enfrentamento à Dengue, os moradores que possuírem quintal ou terrenos baldios devem organizar o lixo e/ou entulho, acondicionando-o corretamente e depositando nas calçadas para recolhimento pelos coletores.
Escolas
As ações de prevenção e combate à Dengue chegam também às escolas do município, com a realização de palestras para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Os agentes de endemias já passaram pelas unidades escolares Mariano Ferreira de Nazareth, Centro de Educação Infantil Germano Gerhardt, Soído, Santa Isabel e Biriricas.
Números da dengue em Domingos Martins
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, nada menos do que 95% dos focos do mosquito encontrados no município estão localizados em residências. De janeiro deste ano até agora, o órgão já registrou 13 casos autóctones da doença (quando a pessoa contrai a Dengue no próprio município). Outros 24 casos importados (quando a pessoa é infectada em outros municípios) também já foram registrados.