Agricultores de Conceição do Castelo e regiões vizinhas terão a oportunidade de se atualizar quanto às técnicas de produção do café Arábica. Nesta sexta-feira (03), o Incaper, juntamente à prefeitura local, realiza um Dia de Campo no município.
As atividades serão iniciadas às 8h30, na propriedade da cafeicultora Renata Vargas Rigo de Souza. Participam aproximadamente 160 produtores rurais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural do município e a empresa Casa do Adubo apoiam a realização do curso. As inscrições serão realizadas no local e dia do evento, às 8h30.
Após a abertura do encontro, a agricultora responsável pela propriedade que sedia o evento, Renata Vargas, irá relatar sua experiência bem sucedida com o cultivo de Arábica. Entre os assuntos abordados pelos técnicos e profissionais convidados, a programação dará destaque às orientações sobre o aproveitamento de água na utilização dos descascadores. Estes equipamentos necessitam da entrada contínua de água para funcionamento do mecanismo.
Após uma modificação no descascador, a água necessária passa por um processo de limpeza e retorna à máquina, sem desperdícios. Além disso, essa água que se tornou rica em nutrientes é aproveitada para irrigar e nutrir a lavoura, explica o extensionista do Incaper, Laélio Scolforo. Os produtores também irão receber informações sobre como combinar alta produtividade com redução de custos, mantendo uma média produtiva.
O Dia de Campo é uma iniciativa que incentiva o produtor rural, para que potencialize tanto a qualidade do que produz quanto os lucros de sua lavoura. É mais uma forma de manter as famílias nessa atividade e garantir o desenvolvimento agrícola capixaba, destaca Laélio. A cafeicultura de Arábica em Conceição do Castelo é a principal atividade econômica da localidade. São três mil hectares, que totalizam uma produção de 60 mil sacas por colheita.
Concurso
Durante o encontro também será lançado o 3° Concurso de Qualidade do Café de Conceição do Castelo, que vai premiar os melhores produtores de Arábica e Conilon do município. O período de inscrições já começou e será encerrado em agosto.
Cafeicultores que desejarem participar do concurso, promovido pelo Incaper em parceria com a prefeitura local, devem se inscrever no escritório local do Instituto ou na Secretaria Municipal de Agricultura. Serão R$ 10 mil em prêmios, distribuídos para os três primeiros colocados em cada uma das duas variedades. Em dezembro, o município irá reunir os participantes para entrega das premiações.
Mais informações sobre o evento pelo telefone: (28) 3547-1245.
Programação:
8h30 Recepção dos participantes com café de boas vindas
9h Abertura oficial
9h30 Depoimento e experiência com café de qualidade da produtora Renata Vargas Rigo de Souza
9h45 Palestras
Estação 1: ´Melhoria da qualidade de café arábica e sistema de limpeza da água residuária´, com Adilar Viana, extensionista do Incaper, e Aledir Cassiano da Rocha, pesquisador do Incaper
Estação 2: ´Adensamento da lavoura cafeeira com ciclo de poda programada´, com Edimar Celin, extensionista do Incaper
Estação 3: ´Como combinar alta produtividade, redução de ciclo bienal e produção e redução de custos´, com Sebastião Mendonça e Estevan Bento, engenheiros agrônomos da Casa do Adubo
11h30 Conclusões e encerramento
11h45 às 14h Almoço de confraternização
Serviço:
Dia de Campo de Café Arábica
Data: 03 de junho
Hora: das 8h30 às 14h
Local: Propriedade da cafeicultora Renata Vargas Rigo de Souza, em Conceição do Castelo