Dia de Campo atualiza técnicas de produção de café arábica em Conceição do Castelo

Agricultores de Conceição do Castelo e regiões vizinhas terão a oportunidade de se atualizar quanto às técnicas de produção do café Arábica. Nesta sexta-feira (03), o Incaper, juntamente à prefeitura local, realiza um Dia de Campo no município.

As atividades serão iniciadas às 8h30, na propriedade da cafeicultora Renata Vargas Rigo de Souza. Participam aproximadamente 160 produtores rurais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural do município e a empresa Casa do Adubo apoiam a realização do curso. As inscrições serão realizadas no local e dia do evento, às 8h30.

Após a abertura do encontro, a agricultora responsável pela propriedade que sedia o evento, Renata Vargas, irá relatar sua experiência bem sucedida com o cultivo de Arábica. Entre os assuntos abordados pelos técnicos e profissionais convidados, a programação dará destaque às orientações sobre o aproveitamento de água na utilização dos descascadores. Estes equipamentos necessitam da entrada contínua de água para funcionamento do mecanismo.

“Após uma modificação no descascador, a água necessária passa por um processo de limpeza e retorna à máquina, sem desperdícios. Além disso, essa água que se tornou rica em nutrientes é aproveitada para irrigar e nutrir a lavoura”, explica o extensionista do Incaper, Laélio Scolforo. Os produtores também irão receber informações sobre como combinar alta produtividade com redução de custos, mantendo uma média produtiva.

“O Dia de Campo é uma iniciativa que incentiva o produtor rural, para que potencialize tanto a qualidade do que produz quanto os lucros de sua lavoura. É mais uma forma de manter as famílias nessa atividade e garantir o desenvolvimento agrícola capixaba”, destaca Laélio. A cafeicultura de Arábica em Conceição do Castelo é a principal atividade econômica da localidade. São três mil hectares, que totalizam uma produção de 60 mil sacas por colheita.

Concurso

Durante o encontro também será lançado o 3° Concurso de Qualidade do Café de Conceição do Castelo, que vai premiar os melhores produtores de Arábica e Conilon do município. O período de inscrições já começou e será encerrado em agosto.

Cafeicultores que desejarem participar do concurso, promovido pelo Incaper em parceria com a prefeitura local, devem se inscrever no escritório local do Instituto ou na Secretaria Municipal de Agricultura. Serão R$ 10 mil em prêmios, distribuídos para os três primeiros colocados em cada uma das duas variedades. Em dezembro, o município irá reunir os participantes para entrega das premiações.

Mais informações sobre o evento pelo telefone: (28) 3547-1245.

Programação:

8h30 – Recepção dos participantes com café de boas vindas

9h – Abertura oficial

9h30 – Depoimento e experiência com café de qualidade da produtora Renata Vargas Rigo de Souza

9h45 – Palestras

Estação 1: ´Melhoria da qualidade de café arábica e sistema de limpeza da água residuária´, com Adilar Viana, extensionista do Incaper, e Aledir Cassiano da Rocha, pesquisador do Incaper

Estação 2: ´Adensamento da lavoura cafeeira com ciclo de poda programada´, com Edimar Celin, extensionista do Incaper

Estação 3: ´Como combinar alta produtividade, redução de ciclo bienal e produção e redução de custos´, com Sebastião Mendonça e Estevan Bento, engenheiros agrônomos da Casa do Adubo

11h30 – Conclusões e encerramento

11h45 às 14h – Almoço de confraternização

Serviço:

Dia de Campo de Café Arábica

Data: 03 de junho

Hora: das 8h30 às 14h

Local: Propriedade da cafeicultora Renata Vargas Rigo de Souza, em Conceição do Castelo

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)