Desde o começo deste milênio, comemora-se o Dia do Cliente. O dia 15 de setembro foi oficializado para o evento em 2003, no Rio Grande do Sul, e desde então outros Estados brasileiros a têm aderido como forma de prestar uma justa homenagem à parte mais importante em qualquer relação de consumo.
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Para capacitar os empresários a lidar com o seu público, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) disponibiliza cursos, oficinas e palestras que tem ajudado muitos capixabas a aumentarem suas vendas por conta de um melhor relacionamento com quem procura os seus produtos e serviços.
Vinícius Bastos é analista do Sebrae ES e dá dicas sobre como o empresário pode fazer para fidelizar e conquistar novos clientes. “O Espírito Santo possui hoje uma taxa de sobrevivência de suas micro e pequenas empresas maior do que a média nacional – 77,1% contra 75,6% -, e isto em muito se deve ao bom relacionamento dessas MPEs para com o seu público. O empresário deve imaginar que o cliente poderia procurar qualquer outra empresa, qualquer outra marca e qualquer outro produto do mesmo tipo, mas lhe deu preferência. Isto, por si só, é motivo mais do que suficiente para que lhe seja dispensado um atendimento digno” disse.
Pensando no bom relacionamento com os clientes, Vinícius selecionou algumas ações que podem melhorar essa relação:
– O ambiente deve ser agradável para o público-alvo;
– Disposição do atendente para com o cliente;
– O atendente deve ter total conhecimento sobre o que está sendo ofertado;
– Saber ouvir. O atendente deve ouvir as necessidades e as opiniões dos clientes sobre o que está sendo ofertado;
– As condições de pagamento também podem cativar um cliente;
– A despedida pode influenciar na preferência do cliente àquele local numa próxima oportunidade e também na indicação do estabelecimento para outras pessoas. O que um cliente fala sobre uma empresa pode ser uma propaganda gratuita e eficaz, dependendo de como ele for tratado no local.
O analista adverte que essas são apenas algumas regras básicas que devem ser adotadas em todas as relações de consumo. “É uma forma de valorizar o estabelecimento comercial e de cativar o cliente. Para quem deseja se aprofundar nessas questões e obter um melhor resultado nos seus negócios, sugiro que procurem o Sebrae ES e informem-se sobre as capacitações que possam auxiliá-los nessa missão”, finalizou.
Para os empresários que pretendem melhorar o seu relacionamento com seus clientes, pode escolher uma das diversas capacitações oferecidas pelo Sebrae ES. Inscrições e informações pelo telefone 0800 570 0800;
Confira algumas das capacitações, que podem ser feitas também na unidade do Sebrae em Venda Nova:
Atendimento ao Cliente – palestra gratuita
Tem como propósito criar as condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, refletir criticamente sobre as ações e procedimentos de atendimento em sua empresa e planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.
Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes – palestra gratuita
Tem como objetivo sensibilizar os participantes para a necessidade de conhecer estratégias e ferramentas de como atrair, conquistar e manter clientes visando o crescimento e a consolidação do negócio.
Qualidade no Relacionamento com Clientes – palestra gratuita
Apresentar os princípios da qualidade aplicados ao atendimento ao cliente e implementar competitividade aos negócios devido a melhoria no relacionamento com clientes.
Atendimento a Clientes – Obtendo resultados com a satisfação do cliente – curso com investimento de R$ 70,00
– Neste curso você vai conhecer as principais técnicas e práticas para se relacionar com seus clientes e obter resultados positivos para a sua empresa.
Técnicas de Vendas – A venda com foco no cliente – curso com investimento de R$ 70,00
– O Curso Técnicas de Vendas visa oferecer ao profissional de vendas estratégias para conquistar, manter e encantar os clientes.
* Mais informações pelo telefone: (28) 3546-1700