Dias frios, dias quentes: confira como será o outono no Espírito Santo

Ora mais quente e chuvoso, ora mais seco e frio. Assim deve ser o outono no Espírito Santo, de acordo com a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A estação começou oficialmente nesta segunda-feira (20), às 7h20.

 

“Por ser uma estação de transição, o outono traz consigo características tanto do verão quanto do inverno, com mudanças aceleradas nas condições do tempo. No Espírito Santo, os meses de abril, maio e junho, que compreendem o período da estação, apresentam maior frequência de fenômenos adversos, como nevoeiros em algumas áreas da Região Serrana. Há ainda uma diminuição nos índices de chuva e nas temperaturas, devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio mais intensas”, disse Pedro Henrique Pantoja, meteorologista do Incaper.

 

A média acumulada de precipitação para o outono no Estado fica entre 300 e 500 mm no Sul e abaixo dos 200 mm no Norte. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26° C na Região Serrana e 31° C nas demais regiões. 

 

Como foi o verão?

 

O verão no Espírito Santo foi com índice de chuva abaixo do esperado, no mês de janeiro, e dentro do normal, no mês de fevereiro. “Vale a pena comentar a anomalia positiva em fevereiro devido a um evento extremo na faixa oeste da Região Norte”, acrescentou Pantoja.

 

As temperaturas ficaram acima da média climatológica no mês de janeiro e dentro da normal no mês de fevereiro, conforme apontado pelo Incaper desde o início da estação. “O ideal seria esperar finalizar o mês de março para fazer um balanço dos três meses do verão: janeiro, fevereiro e março. Levando em consideração somente os meses de janeiro e fevereiro, como pode ser observado nos mapas, a temperatura máxima no mês de janeiro ficou acima da média climatológica em todo o estado.

 

Em fevereiro a faixa oeste do estado apresentou anomalia negativa (-2°C) em toda faixa oeste do estado e as demais áreas ficaram dentro da normal climatológica. “Com relação à precipitação, nota-se anomalias negativas em todo o Estado em janeiro. Em algumas áreas ficando até -150 mm abaixo da média climatológica. Em fevereiro as anomalias positivas foram pontuais, devido a eventos extremos, como pode ser observado na faixa oeste da Região Norte”, finalizou o meteorologista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: asscom/Incaper

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado