* Henrique Pagotto
Janeiro é mês de férias, viagens, sol e muita diversão. Nessa época, muita gente viaja para curtir o merecido descanso. Mas não basta arrumar as malas e pôr o pé na estrada. Para que o sonho não se torne um pesadelo, é preciso tomar certos cuidados em relação à viagem e à exposição ao sol.
Antes de sair de casa, o motorista deve conferir o nível de fluido do radiador, o óleo, tanto do motor quanto do freio e a água para o limpador de parabrisa. Outro ponto para verificar é o funcionamento dos faróis e das setas.
Ferramentas obrigatórias, como o macaco, chave de roda, triângulo para sinalização e extintor de incêndio, dentro do prazo de validade, não podem deixar de ser levadas. Os freios e a parte elétrica devem ser checados por um profissional, por isso é preciso levar o carro a uma oficina mecânica.
Os pneus devem ser calibrados e trocados, se estivarem carecas. O pneu estepe também não pode faltar. As ultrapassagens em locais proibidos devem ser evitadas, pois são as maiores causas de acidentes.
Cuidados com o sol
Além dos cuidados com o carro, também é extremamente importante ter atenção com a exposição ao sol. Se for feita de maneira excessiva, pode causar queimaduras, manchas, alergias e até câncer de pele. O melhor horário para tomar sol é antes das 10h da manhã e depois das 16h. O guarda-sol também ajuda na proteção.
O protetor solar deve ser passado 30 minutos antes de ir para a praia e retocado a cada duas horas. Ele deve ser usado mesmo em dias nublados. No verão, é indicado o uso de roupas leves e bonés, chapéus, viseiras e óculos escuros.