O distrito de São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves, teve a sua história contada em um livro. Localizado a mais de mil metros de altitude, a localidade, de imigração italiana, se destaca no cultivo de uvas e hortaliças, principalmente de inhame, amplamente cultivado na região.
O livro intitulado Receita Para Um Romanceiro São Bento de Urânia será lançado no próximo sábado (05), durante a tradicional Festa da Uva e do Vinho, que está em sua 47ª edição, e que será realizada na localidade no próximo final de semana. A obra é assinada pelo escritor Adilson Vilaça, contratado pelo Sebrae-ES para narrar a história de São Bento de Urânia.
No distrito, que mantém preservadas as belezas naturais e a história da imigração italiana, é possível ter um encontro com a cultura, a culinária e a tradição religiosa dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil a partir do século XIX. ´
Por meio de entrevistas com agricultores, cozinheiras e tropeiros e também dos escritos e documentos do descendente de imigrantes italianos e produtor rural Jandir Gratieri, o personagem principal do livro o autor desvenda mais um capítulo da história do Espírito Santo.
A narrativa remonta à chegada do tubérculo no Estado, assim como dos imigrantes, que deu origem a tradições mantidas até os dias atuais, muitas delas traduzidas nas receitas feitas com inhame, descritas no livro pela Dona Neuza Gratieri, esposa de Jandir.
O tradicional cultivo de inhame, realizado predominantemente em propriedades de base familiar, tem contribuído, ao longo de todos esses anos, com a geração de emprego e renda, além da permanência do homem no campo. No ano passado foi lançado, pelo Incaper, o Inhame São Bento, cultivado na localidade. O livro conta com belas fotografias das belezas naturais e dos costumes locais.
Fonte: Site Montanhas Capixabas (texto editado)