A Coopeavi acaba de divulgar a lista com os finalistas do 9º Prêmio Pio Corteletti- Arábica e Conilon Especial. Ao todo são 31 cafeicultores ligados à cooperativa na disputa, sendo 17 na categoria Conilon e 14 na Arábica. A cerimônia com o anúncio dos vencedores será realizada no próximo dia 14 de dezembro, às 17h, no Armazém da Pronova, em Venda Nova do Imigrante.
Apesar do ano difícil em questão de qualidade na bebida dos cafés, a organização do concurso recebeu um total de 96 amostras (59 de arábica e 37 de conilon), provenientes de 13 municípios do Espírito Santo.
Os grãos finalistas agora estão aptos para serem comercializados com a Coopeavi até o próximo dia 6 de dezembro. O produtor que não comercializar o lote inscrito até a data limite estará automaticamente desclassificado do concurso.
A comissão julgadora é formada por profissionais devidamente reconhecidos no mercado de cafés finos e especiais. A metodologia de prova é baseada no protocolo internacional desenvolvido pelo Coffee Quality Institute (CQI). Vale ressaltar que cada amostra inscrita recebe um código (que muda a cada etapa) e, por isso, os provadores não têm acesso ao nome do produtor.
Serão declarados vencedores os cafés que obtiverem as maiores notas na Avaliação Sensorial. A título de reconhecimento por qualidade, os organizadores do Concurso Pio Corteletti se propõem a comprar todos os lotes inscritos no concurso, pagando um ágio proporcional aos que atenderem os requisitos mínimos previstos no regulamento.
A lista completa com os finalistas nas duas categorias está no site:
http://www.singleorigin.com.br/finalistaspio2019
Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964, atualmente conta com quase 15 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores. Em 2015, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil. Já em fevereiro de 2019, incorporou a Veneza, passando a atuar também no ramo de laticínios.