FMZ A Rádio
da Família

Documentário nacional destaca estratégias de saúde inovadoras de Venda Nova durante a pandemia

 

Acaba de ser lançado no portal do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), entidade municipalista defensora do SUS, o Webdoc “Brasil, aqui tem SUS", que retrata como Venda Nova do Imigrante descentralizou o atendimento durante a pandemia da Covid-19 para recuperar índices de saúde da população. 

 

A produção foi feita em março deste ano com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde depois da Prefeitura local vencer outras 342 experiências nacionais inscritas no 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em julho de 2022, em Campo Grande (MS). O web documentário é o 11º episódio da quinta temporada do "Webdocs Brasil, aqui tem SUS", que mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de Saúde de todas as regiões do país premiadas durante a 17ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, realizada durante o Congresso. 

 

Intitulado “Estratégias de Monitoramento dos Indicadores do Programa Previne Brasil em Venda Nova do Imigrante”, o trabalho apresentado na ocasião e que culminou no webdoc teve autoria de Solange Aparecida Mauro Fioresi e coautoria de Joemilly Grecco Cezati, Cássia de Souza, Maria Rosaria Dias Andreão, Elizeth Carlos Vieira Toledo e Marise Bernarda Vilela, foi classificado como a melhor experiência do Estado do Espírito Santo.

 

A apresentação incluiu os relatos sobre a gestão e organização da atenção básica em Venda Nova do Imigrante, com detalhamento das experiências na gestão administrativa e financeira com foco na realidade das unidades básicas de saúde e seus territórios durante a pandemia. 

 

Em razão dos riscos de contágio trazidos pela Covid-19, pacientes com doenças crônicas, hipertensão e diabetes deixaram de fazer os acompanhamentos de suas condições nas Unidades Básicas de Saúde. A fim de solucionar o baixo comparecimento da população e a respectiva ruptura dos acompanhamentos, a Secretaria Municipal de Saúde criou estratégias para a retomada desses atendimentos. Entre as ações implantadas, equipes de saúde da família passaram a atender a comunidade em espaços abertos próximos às suas casas.

 

“Fiquei muito feliz desde o primeiro momento quando apresentei o trabalho realizado pela equipe da enfermeira Rosaria (Dias Andreão), da US Bairro Minete, no Congresso Estadual do Cosemes e premiado para a edição nacional. Para mim, eu já estava satisfeita. É muito gratificante ver esse trabalho agora sendo publicado e colocando Venda Nova em nível nacional e mundial”, relata Solange Mauro, coordenadora da Atenção Primária à Saúde na época do projeto. 

 

De acordo com Solange, o destaque do trabalho foi a comprovação, por meio de um teste de hipótese (modelo estatístico), de que a metodologia utilizada para monitorar os indicadores de saúde resultará em 100% de precisão em condições similares.

 

O monitoramento desses indicadores fez com que Venda Nova alcançasse, em fevereiro de 2022, a primeira posição no ranking estadual do programa “Previne Brasil”, do governo federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios. Foi a primeira vez que um município capixaba alcançou nota 10 desde o início da avaliação por desempenho.

 

A classificação é realizada de acordo com o monitoramento de ações estratégicas dos serviços de saúde realizados no município.  São eles: 

 

– Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; 

 

– Proporção de gestantes com realização de exames para sí?lis e HIV; 

 

– Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 

 

– Saúde da Mulher (Cobertura de exame citopatológico (preventivo), Saúde da Criança (Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente) e Doenças Crônicas (Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;

 

– Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada).

 

Confira mais Notícias

Dengue

Espírito Santo é referência para ações do Dia D contra dengue neste sábado (02)

Saúde

Venda Nova inicia vacinação contra a Dengue em crianças

ES recebe a primeira remessa de doses de vacina contra dengue nesta quinta-feira (22)

Saúde

Venda Nova será um dos 20 municípios do ES a receber a vacina contra a dengue

Saúde

Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Economia

ES tem aumento de cobertura em vacinas de rotina do calendário da criança

Venda Nova recebe nota máxima em indicadores de Saúde

Prevenção

Outubro Rosa com programação especial em Venda Nova