O bispo emérito da Diocesse de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonadi, participou da abertura da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, na noite dessa quinta-feira (18). O religioso vendanovense, atual reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, presidiu o início dos trabalhos legislativos.
Em sua fala, Dom Décio conduziu a um momento de reflexão espiritual a partir da leitura de um trecho da “Fratelli Tutti”, encíclica do Papa Francisco, exaltando as virtudes necessárias para união, caridade e amor ao próximo.
O bispo também exaltou a responsabilidade da Câmara Municipal de Venda Nova na construção da fraternidade no município. “O olhar ao outro com o olhar de Deus possa a ser a dinâmica normal de nossas discussões. De tal maneira, que a diversidade se torne cada dia mais um caminho para a fraternidade. Desejo a todos os edis esse grande respeito ao outro, principalmente aos mais humildes. É assim que teremos uma Venda Nova que se torna cada vez mais modelo para outros municípios”, disse Dom Décio.
O religioso lembrou a importância do trabalho em Venda Nova do Imigrante que é visto como exemplo por outros municípios. “Aqui nos temos obrigação de sermos exemplares para que outros municípios possam seguir nosso caminho. Vocês, meus irmão edis, são chamados a isso. Parabenizo esta Câmara pela representação de diversas comunidades do município. Todos estão preparados, pois representam o próprio povo”, considerou.
Ao final de sua fala, Dom Décio lembrou de seu irmão Clóvis Zandonadi, o “Cói”, falecido no último sábado (13). “Clóvis era um exemplar claro daquilo que nós sonhamos para todos nós. Simplicidade, dignidade, alegria, bom humor, fraternidade e respeito aos outros. Nós gostaríamos que o exemplo dele sirva para todos nós que estamos reunidos para o bem desse município”, disse o bispo.
Dom Décio finalizou sua participação na Sessão conduzindo a oração do Pai Nosso, em seguida, deu a benção a todos da Câmara e aos que acompanhavam a transmissão pelas redes sociais e pela Rádio FMZ.