A Secretaria de Saúde de Domingos Martins divulga nesta quinta-feira (2) números atualizados da vacinação contra a febre amarela. De acordo com o levantamento do setor de imunização, até o último dia 24, foram aplicadas 32.856 doses da vacina em todas as 17 unidades de saúde do município.
O percentual de cobertura vacinal já supera 98,8% e agora a vacinação na Sede (Campinho) segue semanal, sempre às quintas-feiras, das 8h às 15h30. No interior do município a imunização também é realizada uma vez por semana, assim os moradores devem consultar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar.
“Apesar de já termos alcançado quase a totalidade da população, nossas equipes ainda reforçam a busca por moradores que ainda estão sem a vacina. Por isso, pedimos a àqueles que ainda não foram imunizados, que procurem o posto de saúde mais próximo. Já temos resultados positivos da doença em macacos no município, não podemos deixar nossa população desprotegida”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Aguiar.
A vacinação contra a febre amarela em Domingos Martins começou em janeiro quando o município foi incluído pelo Governo do Estado na lista de cidades que adotariam a vacinação cautelar. Desde então equipes da Secretaria de Saúde realizam os trabalhos, inicialmente diários, e agora semanais.
Suspeita em Pedra Azul
Sobre a morte do morador de Vitória, Patrick Lethieri Schuckert, que teria sido infectado após uma visita a Pedra Azul, a Secretaria de Saúde do município esclarece que não é possível afirmar que o personal trainer tenha contraído a doença em Domingos Martins e que a morte ainda está sendo investigada. Até o momento, Domingos Martins não te registros de febre amarela em humanos.
Segundo o monitoramento da Vigilância em Saúde Municipal, até esta quinta-feira (2), 210 macacos foram encontrados mortos em Domingos Martins. Deste total de notificações, foram encaminhadas 33 amostras para a Secretaria de Estado da Saúde para a realização de exames. Seis resultados já foram recebidos pelo município: cinco positivos para febre amarela e um negativo para a doença.