Domingos Martins ganha destaque na produção de uva

Tradicionalmente um dos principais produtores de café arábica, banana (especialmente a da terra) e citrus – é o primeiro no cultivo da tangerina ponkan no Espírito Santo – o município de Domingos Martins começa a despontar na produção de uva. Atualmente 18 agricultores apostam na diversificação da lavoura com a viticultura, apresentada há cerca de quatro anos por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

 

A maior parte dos agricultores está no distrito de Paraju e dedica-se à produção da niágara rosada, ideal para consumo in natura, e também para a elaboração de vinhos e sucos. Ao todo já são quase três mil pés plantados sob a supervisão do técnico agrícola da prefeitura, Ater Luiz Hand.

 

Há ainda aqueles que investiram também na uva tipo Isabel, caso do produtor Valdecir Antônio Zahn, da comunidade de Goiabeiras. Com a propriedade já consolidada no plantio de café, banana, citrus e olerícolas, ele fez as primeiras experiências com a uva em 2010, com a destinação de 2,5 mil metros quadrados de sua propriedade à viticultura. O agricultor colheu os primeiros frutos em dezembro do ano passado e o resultado foi considerado positivo.

 

“Começamos o processo de enxertia, aguardamos um ano (tempo necessário para o desenvolvimento da planta) e iniciamos a plantação. Tivemos dois mil quilos de uva colhida na primeira safra e o rendimento foi bastante satisfatório”, conta o proprietário rural.

 

Para este ano Valdecir tem planos mais ousados. Vai ampliar a área de produção e investir no fruto tipo niágara rosada, que segundo ele, tem maior volume de produção e de mercado. Além de produzir, o agricultor também pretende fazer o beneficiamento do fruto com a elaboração de vinhos.

 

Da sala de aula para o parreiral

 

A viticultura também foi uma aposta de Sidinei Strey da Penha. Aos 22 anos o jovem fez o caminho contrário ao da maioria das pessoas de sua idade e optou ficar no campo. A decisão de investir em uma nova cultura nasceu na sala de aula durante o curso de Agronegócio em Ponto Alto, em 2011.

 

Cultivando a niágara rosada e abastecendo o mercado local, Sidinei conseguiu colher cerca de 100 quilos da fruta na primeira safra, no final do ano passado. Dividindo os trabalhos com a mãe, responsável pela cultura do morango (outro plantio inédito na propriedade) e o pai, que continua no mais tradicional cultivo, o do café, Sidinei não cansa de inovar.

 

“A experiência com a uva deu tão certo que trouxemos mudas de outras frutas como framboesa, amora preta, tomate cereja e maracujá para testar aqui na propriedade do Sidinei. É uma espécie de laboratório. Aqui testamos o comportamento de novas culturas e o que dá certo apresentamos para os demais interessados”, explica o técnico agrícola Ater.

 

“Esses agricultores têm se mostrado muito interessados em fazer diferente, trabalhar com culturas diferentes, que podem render uma rentabilidade muito boa em áreas pequenas e próximas de suas casas”, salienta.

 

Primeiras ações

 

As primeiras ações de discussão sobre o plantio da uva começaram em 2010 com a realização de reuniões, capacitações e distribuição das primeiras mudas. “A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural levou para a região essa possibilidade de diversificação da produção e os agricultores acreditaram. Hoje estamos colhendo os primeiros resultados”, conta o secretário da pasta, Darci Schaefer.

 

A produção de uva também está presente na Sede, em Melgaço e em Aracê. “Todo este saldo positivo é fruto de muito trabalho e assistência junto ao homem do campo. Hoje conseguimos colocar à disposição do produtor rural uma assessoria técnica que auxilia e orienta o agricultor na condução correta e rentável de sua lavoura”, finaliza o secretário.

 

Mudas de uva para Afonso Cláudio

 

A Prefeitura de Afonso Cláudio, através da Secretaria Municipal de Agricultura, dando continuidade ao Programa de Diversificação da Agricultura de Afonso Cláudio, está com o cadastro de produtores aberto até o próximo dia 28 para receberem doação de mudas de uva para cultivo comercial.

 

Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no Bairro São Vicente (no Pátio da Prefeitura), de posse do CPF.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)