A Secretaria Municipal de Saúde divulga novos números da dengue em Domingos Martins. Desde dezembro do ano passado o órgão registra grande aumento no número de casos da doença, principalmente nos distritos de Santa Isabel e da Sede. Já são 52 registrados e o município entra em alerta.
Do total de ocorrências da doença, 34 são confirmados na comunidade de Santa Isabel, distante cerca de 5 quilômetros da Sede. A secretaria registra mais dez casos em Campinho, Melgaço, Tijuco Preto e Biriricas e ainda 8 casos importados (contraídos em outros municípios).
Equipes da Vigilância em Saúde intensificaram as ações de conscientização e informação da população, entre elas, visitas domiciliares dos agentes de endemias, monitoramento de armadilhas, campanhas educativas e orientativas. Os técnicos também realizaram por duas vezes o procedimento conhecido como “Bloqueio de Transmissão de Dengue”, uma ação de combate ao mosquito adulto em locais com a transmissão confirmada.
No sábado (13) as equipes da Secretaria de Saúde realizaram mais uma ação de orientação aos moradores de Santa Isabel, a partir das 8 horas. Os agentes visitaram residências com vistoria técnica, distribuição de material informativo e recolhimento de materiais acumuladores de água.
Nas outras áreas que ainda não registram casos de dengue, a orientação é para que o trabalho de prevenção e monitoramento de focos do mosquito seja realizado semanalmente.
Zika
Segundo a Secretaria de Saúde, o município registra dois casos suspeitos de zika vírus. As notificação já foi encaminhada para as autoridades de saúde do governo do Estado e o município aguarda confirmação dos resultados.
Fonte: ascom/PMDM