Qual a origem do universo? Esse talvez seja um dos maiores enigmas da humanidade. Segundo os cientistas, a resposta para essa questão é a famosa ''teoria do Big Bang''. Mas de que forma pesquisadores estudam sua origem e formação? Quais perguntas eles estão tentando responder? E que ferramentas eles usam?
É neste contexto que pesquisadores do mundo inteiro estarão reunidos em março de 2014, em Domingos Martins, para tratar questões ligadas ao cosmos durante a 2ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia, organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins. Além de contar com participantes de todo o país, palestrantes da Alemanha, Chile, Dinamarca, Inglaterra e Rússia estarão no município para discutir e debater os rumos das pesquisas na área.
Segundo o pesquisador Hermano Velten, um dos organizadores do evento, as observações astronômicas são fundamentais para o estudo do cosmos (cosmologia). Ele explica a escolha do tema que será tratado durante o encontro. “Hoje em dia, a capacidade de observação astronômica cresceu muito, a ponto que sermos capazes de captar a chamada Radiação Cósmica de Fundo (RCF) que será o tema dos debates do evento. Trata-se uma radiação emitida quando o universo tinha apenas 400 mil anos (hoje estima-se que ele tenha 14 bilhões de anos). Proporcionalmente, é como se uma pessoa de 100 anos visse uma foto sua com apenas um dia de vida. Ou seja, ao detectarmos a RCF, temos uma espécie de ‘foto’ do Universo quando ele ainda era um bebê”, explica.
Hermano ressalta ainda que as pesquisas nesta área se encontram em evidência devido a dados revelados recentemente sobre esta radiação. “Vivenciamos uma época de grande atividade e efervescência porque a Agência Espacial Europeia, após uma espera de quase duas décadas por parte da comunidade científica, acaba de tornar público os dados coletados recentemente sobre a RCF pelo satélite Planck”, acrescenta o pesquisador.
Ainda de acordo com o pesquisador, o Grupo de Cosmologia do Departamento de Física da Ufes é um dos maiores e mais ativos do Brasil nesta área e pretende interagir com a população. “Escolhemos Domingos Martins desta vez e vamos fazer uma analogia do formato da Pedra Azul com alguns gráficos existentes no estudo da radiação cósmica de fundo (RCF). Por hora, temos previsão de realizarmos duas atividades voltadas para a comunidade: uma palestra de divulgação científica e a disponibilização de telescópios e monitores para uma noite de observação astronômica na praça central de Campinho”, finaliza Hermano.
Serviço:
2ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia
Data: 9 a 14 de março de 2014
Realização: Grupo Gravitação e Cosmologia do Departamento de Física da Ufes
Apoio: Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Informações: http://www.cosmo-ufes.org/jpbcosmo2.html