As últimas reuniões do 2º Encontro Regional do Projeto Incluir no Campo serão realizadas nesta quarta (14) em Domingos Martins e na quinta-feira (15) Cachoeiro do Itapemirim. Outras duas reuniões foram realizadas nas cidades de Nova Venécia e Linhares, nos dias 06 e 07 de agosto.
Além da troca de experiências e o momento de interação, o evento também é voltado para uma capacitação técnica dos agentes, que lidam com as famílias rurais em situação de extrema pobreza. “Queremos atingir a meta do Projeto Incluir no Campo, que é de acompanhar 8 mil famílias rurais em situação de extrema pobreza até 2014. Então proporcionamos esse momento para que todos tenham conhecimento do método de operacionalização do projeto”, afirmou o gerente do Incluir no Campo Izaías Bregonçi.
As reuniões anteriores contaram com a presença de 120 técnicos das cidades onde foram promovidos os encontros. O gerente do Programa Vida no Campo, Luiz Bricalli ressalta a importância da participação. “As reuniões dão aos técnicos a oportunidade de conhecer os projetos do Vida no Campo e assim aplicá-los na vida das famílias rurais em extrema pobreza, a fim de mudar essa realidade”, explicou Bricalli.
As reuniões são direcionadas aos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e das Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social e Direitos Humanos. Todas essas instituições são parceiras, junto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), na realização desse evento promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Incluir no Campo
O Governo do Espírito Santo desenvolve o Projeto Incluir no Campo, tem como objetivo dar mais oportunidades de inclusão produtiva e promoção da cidadania aos agricultores familiares, principalmente nas áreas rurais onde ainda existem muitos em situação de extrema pobreza. A meta é até 2014 beneficiar 8 mil famílias com renda per capita de até R$ 70,00 por mês.
Dentre os agricultores beneficiados estão meeiros, parceiros, diaristas, indígenas, quilombolas e pescadores. Por meio do Programa Vida no Campo, do Governo do Espírito Santo, e do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, são oferecidas oportunidades para emissão de documentos, complementação de renda, assistência técnica, comercialização da produção, construção de moradias, cursos de capacitação profissional, acesso à terra, crédito rural, entre outras.
O primeiro passo para o agricultor familiar se beneficiar do Projeto Incluir no Campo é se cadastrar na Secretaria Municipal de Ação Social, onde poderá obter outras informações.
Serviço:
Local: Domingos Martins/ES
Auditório do Centro Regional de Desenvolvimento do Incaper
(Trevo BR 262 com Rodovia para Afonso Cláudio – Fazenda do Estado
Data: 14/08/2013
Hora: 13h30 às 16h30