Domingos Martins: sustentabilidade rural é tema de capacitação

O que fazer para tornar uma propriedade rural autossustentável? As respostas fazem parte do Dia de Campo promovido pelo Incaper em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins. O treinamento será aplicado na próxima terça-feira (17), na comunidade de São Bento do Chapéu, para aproximadamente 100 produtores do município e regiões vizinhas.

Os Sítios de Lazer Huver e Sítio Em Canto – duas propriedades rurais com base na agricultura familiar e que são modelos de sustentabilidade no Estado – sediam o encontro. O primeiro conta com grande diversidade de culturas, floresta, piscicultura e atividades não agrícolas, como restaurante, pesque pague e pousada. Já o Sítio Em Canto é voltado para a produção orgânica.

João Miranda dos Santos, extensionista do Incaper em Domingos Martins, ressalta que as propriedades, antes de alcançarem destaque pela auto sustentabilidade, eram um grande campo de pastagem. “São exemplos de proprietários que adotaram recomendações técnicas de agroecologia, agroturismo e mantiveram práticas condizentes com as normas legais. Queremos auxiliar os participantes para que estejam apoiados em uma base ambiental, social e econômica solidificada”, explica.

As temáticas abordadas dão destaque para orientações sobre preservação de nascentes, construção de caixas secas para aproveitamento da água utilizada pelas lavouras, além da diversificação no que é cultivado em um mesma propriedade. As inscrições serão feitas no dia e local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Incaper em Domingos Martins, através do número (27) 3268-2521.

Programação

13h – Recepção aos participantes

13h15 – Abertura oficial

13h30 – Palestra ´Diversificação Agrícola´, com João Miranda dos Santos (Incaper) e Cláudio Huver (Sítio de Lazer Huver)

Estação 1 – ´Sistema Agroflorestal´, com Edgar Antonio Formentini (Incaper)

Estação 2 -´Agricultura Orgânica´, com Iosmar Luiz Mansk (Incaper) e Ilza Helena da Silva Ferreira (Sítio Em Canto)

Estação 3 – ´Preservação dos Recursos Hídricos´, com Marcus Rocha de Barros (Incaper)

16h – Encerramento

Serviço

Dia de Campo sobre sustentabilidade da propriedade rural

Data: 17 de maio

Hora: Às 13 horas

Local: Sítio de Lazer Huver e Sítio Em Canto, comunidade de São Bento do Chapéu – Domingos Martins

Confira mais Notícias

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper