Por Leandro Fidelis
O norueguês Erling Lorentzen, 85, um dos sócios majoritários da Aracruz Celulose, passou mal ontem durante uma caminhada e foi atendido no Hospital Padre Máximo- HPM, em Venda Nova. Ele estava em sua propriedade em Pedra Azul acompanhado do governador Paulo Hartung e de amigos quando desmaiou.
Lorentzen foi trazido até o hospital por carro oficial escoltado por batedores da PM. Com dores no peito e suando muito, ele foi atendido pelos médicos Johnson e Maressa por volta de meio-dia. A princípio a suspeita era de embolia pulmonar.
Segundo Marli Zandonadi, enfermeira chefe do HPM, o governador solicitou um helicóptero da Polícia para levar o empresário para Vitória. O helicóptero não teria conseguido pousar em Venda Nova por causa do tempo fechado.
O pouso precisou ser feito em Castelo, a 36 km, onde uma equipe aguardava a ambulância. Lorentzen foi internado no Apart Hospital, na Serra, onde continua fazendo exames.
De acordo com pessoas próximas ao empresário, outra hipótese provável é que o marca-passo teria dado problema com o esforço físico durante a caminhada.
Além de acionista da Aracruz, Erling Lorentzen é um dos diretores do Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS, que desenvolve trabalho social na Região Serrana do Espírito Santo com apoio da Vale. Casado com a princesa norueguesa, ele mora no Rio e recentemente esteve inaugurando obras do IJBS em Conceição do Castelo.