Doze pessoas já morreram no Espírito Santo, apenas este ano, vítimas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou supergripe. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram registrados 108 casos da doença no Estado, sendo 41 casos por Influenza A (H3N2), 63 casos por Influenza A (H1N1) e quatro casos por Influenza B. Dos 12 casos que evoluíram para óbito, dois foram por Influenza B, dois por Influenza A (H3N2) e oito por Influenza A (H1N1). A campanha de vacinação para o grupo prioritário se encerra nesta sexta-feira (22).
No Estado, mais de 53 mil pessoas que deveriam receber a imunização ainda não foram aos postos de saúde para se vacinar contra a gripe, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Venda Nova do Imigrante, a meta de vacinação já foi superada. O município vacinou mais de 101% do total de pessoas nos públicos-alvo. O grupo dos idosos foi o que teve maior cobertura, com percentual de vacinação também acima do número esperado. A mobilização em Venda Nova está encerrada.
O percentual maior do que a meta é porque a vacina pertence ao Governo Federal e qualquer pessoade um dos grupos participantes da campanha, mesmo morador de outra cidade, tem acesso à imunização. No total, foram aplicadas 4.551 doses da vacina, enquanto a quantidade total de pessoas em todos os públicos-alvo na cidade era de 4.476.
Além da vacina, há outras formas simples para se prevenir da doença e evitar o contágio de outras pessoas: lavar sempre as mãos com água e sabão; evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz e, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.