Cidades

É dia de feira no ‘Conexão’

A história da humanidade está repleta de referências sobre as feiras livres. Não se sabe ao certo onde e quando apareceu a primeira feira, no entanto há dados que nos permitem afirmar que em 500 a.C. já havia feiras no Médio Oriente.

Mercadores de terras distantes juntavam-se, trazendo os seus produtos para trocar por outros. É também evidente que a religião andou de mãos dadas com o comércio. A palavra latina “feria”, que significa dia santo, feriado, é a palavra que deu origem à palavra feira.

E olha só a importância das feiras: durante a realização das feiras medievais interrompiam-se guerras, a paz era garantida para que os vendedores, dispostos lado a lado, pudessem trabalhar com segurança.

Enquanto isso, dezenas de saltimbancos, fazendo malabarismos, procuravam divertir o povo que se movia de barraca em barraca, prosseguindo nas compras. E, nas feiras, como havia pessoas de vários lugares, havia uma grande variedade de moedas em circulação, o que desenvolveu os bancos e o câmbio.

No “Conexão” deste sábado (23), fizemos esta breve viagem no tempo para mostrar que a feira livre faz parte da nossa história. Em Venda Nova, a história também começou com uma venda.

O assunto de hoje é a Feira Livre de Venda Nova do Imigrante, com Rita Zanúncio (Incaper), Renata Carnielli (Secretaria de Agricultura) e Fabiano Avanci, agricultor e coordenador da feira. Você vai saber como surgiu, como é possível participar e o que acontece na feira e você nem imaginava.

Fique em conexão!

Programa “Conexão”

(Rádio FMZ- FM 107,1 Hz)

* Aos sábados, às 11h15, com reprise aos domingos (após transmissão da missa matutina)

Apresentação: Eliane Stédile e Leandro Fidelis

Produção: Magno Nogueira

•Envie sugestões de temas para o e-mail leandro@radiofmz.com.br!

Confira mais Notícias

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH