Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto de Venda Nova e de toda Região Serrana

O céu prepara um espetáculo para a próxima sexta-feira (27). O planeta Terra vai passar pelo mais longo eclipse lunar do século. No total, o satélite inteiro ficará no "escuro" por 1h42. E não para por aí. O satélite passará ainda por um fenômeno chamado lua de sangue, quando fica com tom avermelhado. 

 

Em Venda Nova do Imigrante e grande parte da Região Serrana do Estado, o nascer da Lua ocorre às 17h22, então também será possível observar o espetáculo, se o céu estiver limpo, até por volta das 18h10, quando a sombra da Terra desencobrirá a lua gradualmente.  O nosso satélite natural voltará a ficar totalmente iluminado por volta das 19h. O fenômeno será visível em toda a América do Sul, mas também na Europa, África, Ásia e Oceania.  

 

O eclipse começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil ainda. A partir das 17h15 ela aparece no Recife, a capital brasileira com mais tempo para admirar a fase total, que termina às 18h13 minutos. A parcial, quando a Lua está só um pedaço coberta pela sombra, ocorre até 19h19 e poderá ser vista em todo o país.

 

Para observar, a melhor saída é ir para um lugar aberto e o mais perto da costa do Brasil possível. Vale checar o horário que nasce a Lua em cada região e ver qual será a janela de tempo para apreciar.

 

Um ponto positivo do eclipse da Lua é que, ao contrário da versão solar, não é necessário um óculos especial para admirar. Vale conseguir um binóculo ou uma luneta. O melhor é ir logo na hora que a Lua nascer na cidade, assim dá para aproveitar a versão de sangue.

Confira mais Notícias

Inaugurado o primeiro Relógio Turístico de Venda Nova do Imigrante

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro