O médico e ex-deputado estadual Luiz Temóteo Dias Vieira (PSDB) dá início à campanha eleitoral pela Prefeitura de Afonso Cláudio como favorito na disputa, segundo pesquisa do Instituto Futura realizada para A GAZETA. Na consulta estimulada ? quando os nomes são apresentados ? o levantamento revelou que o ex-deputado tem a preferência de 29,7% do eleitorado da cidade, contra 22,6% do vereador Altamiro Thadeu Sobreiro (PTdoB).
Já o engenheiro Wilson Berger Costa (PSB) obteve 18,7% das intenções, ao passo que o comerciante Osmar Xavier (PSL), ao lançar sua candidatura sem fazer coligações, somou 4,4%. O resultado dos que não optaram por nenhum dos nomes e se declararam indecisos chegou a 24,6%.
Três candidatos apresentaram índices de rejeição próximos. Luiz Temóteo marcou 19,7%, tecnicamente empatado com Osmar Xavier (18,7%) e Wilson Costa (16%). Thadeu, em segundo nas intenções de voto, tem a menor rejeição estimulada: 13% do eleitorado não votariam nele. Outros 13,8% não rejeitam nenhum nome e 25,3% não souberam ou optaram por deixar de responder a essa questão.
Indecisão
Na consulta espontânea, Luiz Temóteo se mantém na dianteira, com 19,4% das indicações. Deste total, o médico tem a maior parte de seu eleitorado nas classes A/B (40,6%). Wilson Costa passa à frente de Altamiro Thadeu com 13,3% contra 11,1% obtidos pelo vereador. Osmar Xavier foi lembrado por 2,2% dos entrevistados. Entretanto, 54% ? mais da metade ? dos moradores estão indecisos, não ouviram falar dos candidatos, apontaram outros nomes ou votariam em branco.
Ao medir a rejeição espontânea dos candidatos, a pesquisa revelou que 15,5% citaram o nome de Luiz Temóteo. Na seqüência surgem Wilson Costa, com 9,3%, Thadeu, com 9,1%, e Osmar Xavier, com 3,2%.
Para o cientista político e diretor do Instituto Futura João Gualberto Vasconcellos, o cenário ainda está indefinido. “Embora Luiz Temóteo saia na frente, essa é uma eleição que tende a se resolver no processo eleitoral. Há uma grande parcela de indecisos e, na rejeição estimulada há candidatos tecnicamente empatados”, analisou Vasconcellos.
A eleição já está nas ruas de Afonso Cláudio, que tem 24,3 mil eleitores. Os resultados da pesquisa demonstram que 75,4% da população sabe da votação para prefeito e 65,8% conhece a concorrência da eleição para vereador, em outubro.
Futura ouviu 407 eleitores no município
O Instituto de pesquisa Futura realizou 407 entrevistas no dia 14 de julho, tendo como universo e unidade respondente o morador e eleitor do município de Afonso Cláudio. O levantamento tem confiabilidade de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, feita para a REDE GAZETA, é de responsabilidade do economista José Luiz Orrico, do cientista político João Gualberto Moreira Vasconcellos e da estatística Fabíola Miranda von Rondow e está registrada no Cartório Eleitoral da 8ª Zona do município de Afonso Cláudio sob o nº 2529/2008, datado do dia 11 de julho de 2008.
* Fonte: Gazeta Online