Cidades

Em parceria com a PM, escola de Afonso Cláudio realiza palestra em alusão ao Dia da Mulher

m alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no último dia 8 de março, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Giestas, localizada em Afonso Cláudio, realizou uma palestra em parceria com a Polícia Militar. O objetivo foi promover reflexão sobre equidade de gênero, possibilidades de inserção e permanência das mulheres em áreas predominantemente masculinas, e também conscientizar sobre a violência doméstica contra a mulher.

Ministrada pela Cabo Paula Cristina Coelho Azeredo e pela Soldado Joice Selva Virissimo, da Polícia Militar do Espírito Santo, a palestra abordou temas que incentivam o empoderamento femino, como a presença e os desafios da mulher na carreira militar, além de incentivar os estudantes a refletirem sobre a importância da igualdade de direitos e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. As policiais militares compartilharam suas experiências pessoais e profissionais, destacando a importância da igualdade de gênero e da segurança da mulher.

A ação buscou fazer com que os alunos desenvolvessem maior conscientização sobre o papel da mulher na sociedade e as dificuldades que ainda enfrentam, especialmente em contextos de violência doméstica e em carreiras onde a presença feminina é menos visível.

Para a estudante Mariah Clara Nogueira Delpupo, o momento foi gratificante, enriquecendo a todos com muitas informações importantes. “As policiais Paula e Selva nos mostraram a realidade de exercer uma função estereotipada para o sexo masculino e de como elas não se deixaram abalar pelas dificuldades, críticas e preconceitos. Além disso, falaram sobre outros temas que precisam ser abordados em nossa sociedade, além de tirarem nossas dúvidas. Elas também nos aconselharam a, assim como elas, nos valorizarmos e lutarmos pelos nossos sonhos”, contou a aluna.

“A realização de palestras sobre violência doméstica nas escolas é fundamental, pois ajuda a sensibilizar os estudantes sobre esse grave problema social, promovendo a conscientização e o entendimento sobre o que constitui violência, seus efeitos e como prevenir ou buscar ajuda. Essas palestras podem quebrar o ciclo de silêncio e permitir que jovens reconheçam sinais de abuso, tanto em suas próprias famílias quanto no ambiente externo. Além disso, podem ajudar na formação de uma cultura de respeito, empatia e igualdade, promovendo um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos”, afirmou a Cabo Paula, uma das palestrantes do dia.

Uma das responsáveis pela ação, Eunizete Pirovani, comentou: “embora tenhamos avançado, ainda enfrentamos desafios na busca por igualdade, e momentos como este são fundamentais para refletirmos sobre o papel da mulher na sociedade e a importância da informação para transformar realidades. Agradecemos a presença de todos, especialmente das nossas convidadas, que compartilharam suas experiências e nos inspiraram com suas trajetórias”.

Com informações da Secretaria Estadual de Educação.

Confira mais Notícias

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% a partir de terça-feira (21)

Carro cai em ribanceira na Rodovia Pedro Cola entre Venda Nova e Castelo

Assinada a ordem de serviço para a reconstrução do Polentão de Venda Nova

Amanhã (30) é o último dia para pagamento do IPTU de Venda Nova com desconto

Venda Nova lança programa inédito de arborização urbana: “Calçada verde, Cidade viva”

TCMA doa ar-condicionado e máquina de lavar às Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas