* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Nomeado em 2013, o embaixador da Itália no Brasil, Rafaelle Trombetta, foi uma das principais autoridades no lançamento do documentário em comemoração aos 70 anos do Coral Santa Cecília, na manhã desta quarta-feira (19), no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante. Ele veio ao Estado participar da Vitória Stone Fair, na capital, e aproveitou para conhecer Venda Nova a convite do governador, Renato Casagrande.
O embaixador estava acompanhado da sua mulher, a embaixatriz Victoria Mabbs, além do senador Ricardo Ferraço, do prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, do presidente do Instituto Sincades, Idalberto Luiz Moro, do ex-senador, Gerson Camata, do secretário de Estado da Cultura, Mauricio José da Silva, entre outras autoridades.
Trombetta teve ainda uma recepção calorosa dos representantes da Festa da Polenta, a rainha Lubiana Falchetto Venturim e o presidente da Afepol, Tarcísio Caliman; e das associações Circolo Trentino e Trevisani nel Mondo e de famílias de imigrantes ligados às duas entidades.
Para saudar o embaixador italiano, a associação trevisana pendurou faixas com os nomes das principais famílias de Venda Nova e provérbios conhecidos em italiano, que chamaram a atenção do ilustre visitante.
“Chamar Venda Nova de pequena Itália, é dizer que pequena é só no tamanho. Aqui os valores dos imigrantes italianos se mantiveram firmes. A Itália não está no seu melhor momento, mas garanto que lá não existe essa preocupação em preservar as tradições como aqui”, declarou Rafaelle Trombetta.
No evento, também foi assinado o convênio entre o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Venda Nova no valor de R$ 213.232,80 para continuidade do projeto de musicalização infantil e Banda Sinfônica de Venda Nova, coordenado pela Fundação Máximo Zandonadi- FMZ.