FMZ A Rádio
da Família

Emprego: antecedente criminal é item para seleção

Fácil, desburocratizado e gratuito. Tendo como características essas qualidades a consulta ao Atestado de Antecedentes tem gerado mudança de comportamento na hora das empresas contratarem funcionários e prestadores de serviço. É crescente o número de empresas que realizam consultas do histórico criminal da pessoa antes de realizar a contratação.

“Com essa facilidade de acesso à informação pretendemos utilizar a consulta para verificar os motoristas autônomos que possam prestar serviço para empresas e também futuros motoristas a serem contratados”, informa o empresário do ramo de cargas e transportes, Thyago Médici, que já adotou esse procedimento em sua empresa.

“Esse tipo de ação do Governo do Estado é importante, pois além de ser prática, rápida e sem burocracia, torna possível, a nós empresários, passar mais segurança aos clientes, além de diminuir os riscos sobre as cargas e bens da empresa”, completa o empresário.

Vale lembrar que desde o mês de dezembro de 2007 o Governo do Estado oferece o serviço de consulta aos antecedentes criminais, que pode ser retirado de forma gratuita pelo site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), no endereço www.sesp.es.gov.br ou link no site do Governo (www.es.gov.br).

É importante ressaltar que, além da Internet, os interessados em obter os atestados podem procurar os Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs), os Departamentos de Identificação (DEIs) ou os terminais eletrônicos, também gratuitos, que se encontram espalhados em vários pontos da Grande Vitória, como terminais rodoviários e shoppings, por exemplo.

Uma consulta a cada dois minutos

Um balanço realizado pela Sesp demonstra que a população já aderiu ao atendimento via Internet, onde atualmente o serviço apresenta média de uma consulta a cada dois minutos. Em números, isso significou 44.836 consultas nos primeiros 64 dias deste ano.

“A desburocratização feita pelo Governo Estadual facilita o acesso de toda a população de forma imediata aos serviços de atestado”, disse o assessor de Planejamento e Modernização da Sesp, José Roberto Barbosa.

Telefone para tirar dúvidas

A Secretaria de Segurança mantém números de telefone que a população pode utilizar para esclarecer dúvidas, referentes à retirada de Atestado de Antecedentes Criminais. Os números são (27) 3137-3148 ou (27) 3334 4797 e funcionam de segunda a sexta-feira, no horário comercial, ou seja, das 8 às 18 horas.

Observação

No momento da consulta, os dados inseridos devem ser idênticos aos que constam no documento declarado, incluindo acentuação e ortografia, seja o documento a Carteira de Identidade ou a Carteira de Trabalho.

Validade do documento

Após o usuário preencher os campos e clicar em “pesquisar” o sistema envia o relatório com o resultado. O atestado só é valido por um período de 60 dias e com a apresentação do documento utilizado como fonte para a consulta. Para maior segurança do processo é emitido um verificador que pode servir de consulta.

A autenticidade de qualquer atestado pode ser confirmada no site da Secretaria de Segurança (www.sesp.es.gov.br) na opção: Informações, item “Validar Atestado de Antecedentes” ou direto no link: (http://spsa0002.sesp.es.gov.br/ebop/faces/jsp/pesquisa_dados_solicitacao.jsp).

* Fonte: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do ES

Leia ainda neste site: Há vagas para quem está ingressando no mercado de trabalho da Região Serrana, mas centenas de currículos não preenchem os requisitos exigidos pelas empresas

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´