Cidades

Empresários pedem reabertura de parques estaduais da Região Serrana

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

 

O alerta em relação à febre amarela  pode deixar marcas na economia da Região Serrana. O governo do Espírito Santo decidiu pelo fechamento de parques estaduais em pontos-chave para o turismo capixaba. Desde esta sexta-feira (27) os parques de Pedra Azul, em Domingos Martins, Forno Grande e Mata das Flores, em Castelo, além do acesso à Cachoeira da Fumaça, em Alegre, estão proibidos de receber turistas. Isso impacta diretamente em hotéis e restaurantes, que já notam o impacto da queda no movimento.

 

A atitude, segundo empresários da rede hoteleira e de alimentação, assusta  os turistas e joga holofotes negativos sobre importantes regiões turísticas do Estado por conta de uma doença. Um alarmismo, disseram, que poderia ter sido evitado com a vacinação da população. 

 

"Ao fazer isso, o governo prejudicou o maior roteiro turístico do Espírito Santo e talvez o único no Estado que pode competir com outros destinos pelo mundo. É preciso tirar o foco dos canhões da nossa região. Há risco, para quem não se vacinou, em todo o território capixaba, não apenas aqui. Não é possível escolherem três parques e dizerem que há perigo apenas neles", avaliou Lia Mello, proprietária da pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins. 

 

Diante do cenário, a Associação Turística de Pedra Azul e Região (ATPA), o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e o deputado federal Evair de Mello fizeram uma reunião na tarde desta sexta-feira (27) para discutir e avaliar ações para a proteção do turismo rural e mitigar os impactos da febre amarela no Espírito Santo. 

 

 

Na reunião, ficou acordado o envio de um documento ao governo cobrando a reabertura de parques

 

"Fechar os parques é uma tragédia, um equívoco. Ao invés disso, é preciso vacinar as pessoas e dar oportunidade para todos se imunizarem", avaliou Evair de Mello.

 

Durante a reunião, foram discutidas as propostas que serão encaminhadas, na próxima semana, para o governo do Estado. A ideia é mostrar que o turismo rural é seguro e viável. Isso passa pela vacinação em massa, segundo o deputado. 

 

"Vamos propor que os postos de saúde da região funcionem nos finais de semana e estejam abertos aos turistas e visitantes, e também que unidades móveis fiquem em locais estratégicos, como nas entradas dos parques e acessos turísticos. Além disso, podemos deixar os parques abertos e condicionar a visitação à apresentação do documento atestando que a pessoa tomou a vacina contra febre amarela", enfatizou.

Confira mais Notícias

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH

Município de Venda Nova recebe prêmios em diversos projetos e é destaque estadual

Aberta inscrição para pós-graduação em Inteligência Artificial em Venda Nova do Imigrante

Venda Nova realiza 1ª Caminhada “Doadores de Amor” para mobilizar população pela doação de sangue