Empresários pedem reabertura de parques estaduais da Região Serrana

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

 

O alerta em relação à febre amarela  pode deixar marcas na economia da Região Serrana. O governo do Espírito Santo decidiu pelo fechamento de parques estaduais em pontos-chave para o turismo capixaba. Desde esta sexta-feira (27) os parques de Pedra Azul, em Domingos Martins, Forno Grande e Mata das Flores, em Castelo, além do acesso à Cachoeira da Fumaça, em Alegre, estão proibidos de receber turistas. Isso impacta diretamente em hotéis e restaurantes, que já notam o impacto da queda no movimento.

 

A atitude, segundo empresários da rede hoteleira e de alimentação, assusta  os turistas e joga holofotes negativos sobre importantes regiões turísticas do Estado por conta de uma doença. Um alarmismo, disseram, que poderia ter sido evitado com a vacinação da população. 

 

"Ao fazer isso, o governo prejudicou o maior roteiro turístico do Espírito Santo e talvez o único no Estado que pode competir com outros destinos pelo mundo. É preciso tirar o foco dos canhões da nossa região. Há risco, para quem não se vacinou, em todo o território capixaba, não apenas aqui. Não é possível escolherem três parques e dizerem que há perigo apenas neles", avaliou Lia Mello, proprietária da pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins. 

 

Diante do cenário, a Associação Turística de Pedra Azul e Região (ATPA), o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e o deputado federal Evair de Mello fizeram uma reunião na tarde desta sexta-feira (27) para discutir e avaliar ações para a proteção do turismo rural e mitigar os impactos da febre amarela no Espírito Santo. 

 

 

Na reunião, ficou acordado o envio de um documento ao governo cobrando a reabertura de parques

 

"Fechar os parques é uma tragédia, um equívoco. Ao invés disso, é preciso vacinar as pessoas e dar oportunidade para todos se imunizarem", avaliou Evair de Mello.

 

Durante a reunião, foram discutidas as propostas que serão encaminhadas, na próxima semana, para o governo do Estado. A ideia é mostrar que o turismo rural é seguro e viável. Isso passa pela vacinação em massa, segundo o deputado. 

 

"Vamos propor que os postos de saúde da região funcionem nos finais de semana e estejam abertos aos turistas e visitantes, e também que unidades móveis fiquem em locais estratégicos, como nas entradas dos parques e acessos turísticos. Além disso, podemos deixar os parques abertos e condicionar a visitação à apresentação do documento atestando que a pessoa tomou a vacina contra febre amarela", enfatizou.

Confira mais Notícias

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados