Cidades

Empresários pedem reabertura de parques estaduais da Região Serrana

Fernanda Zandonadi
jornalismofmz@gmail.com

 

 

O alerta em relação à febre amarela  pode deixar marcas na economia da Região Serrana. O governo do Espírito Santo decidiu pelo fechamento de parques estaduais em pontos-chave para o turismo capixaba. Desde esta sexta-feira (27) os parques de Pedra Azul, em Domingos Martins, Forno Grande e Mata das Flores, em Castelo, além do acesso à Cachoeira da Fumaça, em Alegre, estão proibidos de receber turistas. Isso impacta diretamente em hotéis e restaurantes, que já notam o impacto da queda no movimento.

 

A atitude, segundo empresários da rede hoteleira e de alimentação, assusta  os turistas e joga holofotes negativos sobre importantes regiões turísticas do Estado por conta de uma doença. Um alarmismo, disseram, que poderia ter sido evitado com a vacinação da população. 

 

"Ao fazer isso, o governo prejudicou o maior roteiro turístico do Espírito Santo e talvez o único no Estado que pode competir com outros destinos pelo mundo. É preciso tirar o foco dos canhões da nossa região. Há risco, para quem não se vacinou, em todo o território capixaba, não apenas aqui. Não é possível escolherem três parques e dizerem que há perigo apenas neles", avaliou Lia Mello, proprietária da pousada Rabo do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins. 

 

Diante do cenário, a Associação Turística de Pedra Azul e Região (ATPA), o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e o deputado federal Evair de Mello fizeram uma reunião na tarde desta sexta-feira (27) para discutir e avaliar ações para a proteção do turismo rural e mitigar os impactos da febre amarela no Espírito Santo. 

 

 

Na reunião, ficou acordado o envio de um documento ao governo cobrando a reabertura de parques

 

"Fechar os parques é uma tragédia, um equívoco. Ao invés disso, é preciso vacinar as pessoas e dar oportunidade para todos se imunizarem", avaliou Evair de Mello.

 

Durante a reunião, foram discutidas as propostas que serão encaminhadas, na próxima semana, para o governo do Estado. A ideia é mostrar que o turismo rural é seguro e viável. Isso passa pela vacinação em massa, segundo o deputado. 

 

"Vamos propor que os postos de saúde da região funcionem nos finais de semana e estejam abertos aos turistas e visitantes, e também que unidades móveis fiquem em locais estratégicos, como nas entradas dos parques e acessos turísticos. Além disso, podemos deixar os parques abertos e condicionar a visitação à apresentação do documento atestando que a pessoa tomou a vacina contra febre amarela", enfatizou.

Confira mais Notícias

Assinada a ordem de serviço para a reconstrução do Polentão de Venda Nova

Amanhã (30) é o último dia para pagamento do IPTU de Venda Nova com desconto

Venda Nova lança programa inédito de arborização urbana: “Calçada verde, Cidade viva”

TCMA doa ar-condicionado e máquina de lavar às Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova