Empresas já estão obrigadas a informar quanto você paga de imposto

Já está valendo desde o primeiro dia de 2015 a lei que obriga as empresas que vendem produtos ou prestam serviços ao consumidor a inserir, em suas notas ou cupons fiscais de venda, a informação sobre quanto de imposto é cobrado sobre o preço final. O objetivo é dar mais transparência ao consumidor e mostrar o peso dos tributos na hora das compras.

A lei, de número 12.741/2012, é federal e altera o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Com a nova redação, o CDC passa a exigir que seja informado o valor aproximado ou termos percentuais dos impostos e tributos federais, estaduais e municipais, embutidos no preço final dos produtos e serviços.

O Procon/ES vai fiscalizar se a norma está sendo cumprida e punir quem não se adequar.  “O Procon Estadual vai verificar o cumprimento da norma durante as ações fiscalizatórias realizadas nos estabelecimentos comerciais. As empresas que não se adequarem estarão sujeitas às sanções previstas no CDC”, informa o diretor jurídico do Procon/ES, Igor Britto.

A lista de impostos que influenciam o preço dos produtos e serviços é extensa (confira abaixo). A lei que determina a discriminação dos impostos é resultado de uma campanha nacional chamada “De Olho no Imposto”, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A ACSP criou um site que mostra quanto de imposto o brasileiro já pagou desde o início do ano. Para acessá-lo, clique aqui.

Veja quais são os impostos que compõem os preços dos produtos e serviços:

Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF)

Contribuição Social para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) – (PIS/Pasep)

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)

Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide).

Confira mais Notícias

Confira a programação da Semana Santa da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova

Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino com programas locais de soluções financeiras e capacitação

Sicredi Aliança realiza assembleia de associados em formato digital

Polícia efetua captura de suspeito de feminicídio em Marechal Floriano

Espírito Madeira 2025 confirma data para a terceira edição em Venda Nova

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Concurso para professor efetivo no ES terá 1,2 mil vagas; edital sai nesta sexta