No próximo dia 14 de dezembro (sábado), às 9 horas, a Prefeitura de Domingos Martins (ES), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá o encerramento da oficina de bauernmalerei. O evento, que será realizado na Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão (anexo ao antigo Hotel Imperador), contará com uma exposição dos trabalhos produzidos pelas alunas, marcando o desfecho de um curso que teve início em agosto deste ano.
A iniciativa é financiada pelo Fundo Social da Sicredi Aliança RS/SC/ES e promovida pela Associação Martinense de Artesãos (Amarte), com aulas ministradas pela professora Rosana Guelfi. O projeto surgiu como uma oportunidade de resgatar e preservar essa expressão artística germânica, tão presente na história e na cultura do município da região Serrana capixaba.
A oficina contou com a participação de 15 alunas, todas iniciantes, que aprenderam as técnicas básicas de pintura do bauernmalerei, uma arte tradicional que mistura delicadeza e cores vibrantes. Segundo Rosana, o projeto representa a realização de um sonho antigo de trabalhar com a comunidade nesse tipo de pintura camponesa, que estampa objetos diversos e até as placas de sinalização de ruas no centro da cidade.
Com o apoio do Fundo Social 2024 do Sicredi, o curso foi implementado e, ao longo de quatro meses, transformou a vida das participantes, proporcionando-lhes novas habilidades e a chance de aprofundar a ligação com as raízes culturais locais.
Entre as alunas, a professora Vensela Schulz, de Santa Maria de Jetibá, por exemplo, percorre 55 km de moto todas as terças-feiras para participar das aulas. “Sempre me encantei com essa arte e achei importante resgatar a cultura e manter a tradição viva. Meu objetivo é também passar esse conhecimento para meus alunos no futuro”, afirma ela, destacando a importância de iniciativas como essa na valorização da cultura local.
O encerramento do curso em dezembro marca o início de novas possibilidades. Durante a cerimônia, as participantes receberão certificados de conclusão, concluindo a primeira fase do aprendizado. Há expectativas de que o projeto tenha continuidade em 2025, permitindo às alunas avançarem para o nível intermediário. Segundo Rosana Guelfi, o apoio do Sicredi é essencial para consolidar o trabalho iniciado e promover o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, que poderão gerar oportunidades econômicas para as participantes.
O gerente da agência do Sicredi em Domingos Martins, José Roberto Raasch, destaca a relevância do projeto não apenas para a cultura, mas também para o fortalecimento econômico da comunidade. “Além de resgatar e preservar essa arte, estamos proporcionando apoio econômico. Futuramente, essas alunas poderão se tornar artesãs vinculadas à Amarte e gerar renda com o bauernmalerei”.