Redação FMZ
jornalismofmz@gmail.com
O pequeno Rafael Belisário, que sofre de uma doença rara, recebeu a notícia de que foi encontrado um doador de medula 100% compatível. Rafael está na Fundação Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, no Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira (17), ele fará um procedimento pré-cirúrgico, e o transplante está marcado para o próximo dia 30. O doador de Rafael também já passou pelos procedimentos e está pronto para a doação.
As informações foram divulgadas pelo deputado federal Evari de Melo, em um vídeo no Facebook. Evair lembrou a mobilização que foi feita para encontrar o doador compatível e disse isso não pode parar, pois, durante a campanha, apareceram doadores compatíveis com outras três pessoas que também precisam de doação de medula.
Rafael tem uma doença rara, chamada aplasia medular, que altera o funcionamento da medula, que é responsável pela produção de sangue. Quando essa produção é comprometida, há alterações e baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos. Em entrevista à Rádio FMZ, o pai do menino, Pedro Duarte da Silva, disse que a doença é rara e que os médicos nunca tinham visto em uma criança tão jovem. O transplante de medula é a melhor chance de cura.
Em 20 de novembro do ano passado, o ônibus do Hemoes esteve no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante, para o cadastro e doação de doadores de medula. A mobilização foi tão grande que cerca de 500 pessoas foram ao local, um número que surpreendeu até a equipe do Hemoes.