Encontro com criadores de ovinos

Com o objetivo de propiciar troca de experiências e promover a capacitação de criadores de ovinos no Estado e nacionalmente, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), promoverá nesta sexta-feira (13) e sábado (14) “O Grande Encontro de Verão”, na Fazenda Terras do Guará, em Guarapari.

 

Dentro da programação estão palestras, minicursos e treinamentos com especialistas da área no país. São esperados cerca de 500 produtores rurais de todo o Espírito Santo e criadores dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

 

Também estão programados dois grandes leilões, o primeiro será na sexta-feira (13), a partir das 20 horas, com o Leilão Elite Sol de Guarapari, que contará com animais das raças Dorper e Whit Dorper. No sábado (14), haverá o Leilão de Produção Sol de Guarapari, com a oferta de mil matrizes para reprodução, além de reprodutores das raças Dorper, White Dorper e Texel.

“A produção de carneiro no Espírito Santo ainda é pequena, mas temos um grande potencial de crescimento, pois se trata de uma atividade que gera renda em pequenas áreas. Esse encontro é uma grande oportunidade para os produtores rurais capixabas”, informa o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

 

O Grande Encontro de Verão é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo (ACCOES) e conta com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Seag, do Sebrae/ES, da Prefeitura de Guarapari e do sistema FAES/SENAR.

A fazenda Terras do Guará fica localizada na Rodovia do Sol, no sentido Vila Velha – Guarapari, km 42, Santa Mônica, em Guarapari.

 

Programa Cordeiro Capixaba

 

O Governo do Espírito Santo lançou, em 2010, o programa Cordeiro Capixaba que tem como objetivo organizar todo o processo da produção da ovinocultura estadual, desde a criação até o supermercado. A meta do programa é aumentar o rebanho de ovinos do Estado de 45 mil para 400 mil cabeças até 2016.

Principais ações do programa:

 

– Elaboração de diagnóstico detalhado da cadeia produtiva da ovinocultura capixaba (produção e mercado);

– Desenvolvimento de cursos de qualificação e capacitação para técnicos e pecuaristas;

– Viabilização de linhas de crédito para produção rural e demais elos da cadeia produtiva;

– Fortalecimento da organização dos produtores, via associativismo e cooperativismo;

– Desenvolvimento de modelos de fomento e expansão da produção de ovinos no Espírito Santo.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)