No último dia 10 de abril (quarta-feira), o auditório do Ifes Venda Nova foi palco de um evento crucial para o turismo das Montanhas Capixabas. Organizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em parceria com a MomentES e o apoio do Sebrae/ES, Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Incubadora Radix (Ifes), a apresentação de 14 das 25 rotas turísticas para 23 guias de turismo marcou um passo significativo no fortalecimento do setor e na aproximação deste setor com o trade turístico das Montanhas Capixabas.
Durante o evento, o consultor contratado pelo Sebrae/ES, João Márcio da Rocha, ministrou uma capacitação sobre Pitch e Storytelling, visando uma apresentação objetiva e assertiva das rotas pelos empreendedores aos guias de turismo.
O projeto “Mapeamento das Rotas Turísticas das Montanhas Capixabas” é fruto da colaboração entre o Ifes, Sebrae/ES e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e visa promover e fortalecer as experiências turísticas espalhadas pelo Espírito Santo. Com 25 rotas mapeadas, algumas já em funcionamento e outras em construção, o objetivo é proporcionar uma estrutura organizada e de qualidade para impulsionar o turismo na região serrana do Estado.
Ao longo do projeto, foram realizadas visitas in loco e aplicados questionários para um diagnóstico detalhado das condições das rotas. Os resultados gerados incluem uma base de dados sobre o turismo nas Montanhas Capixabas, a identificação das rotas e a elaboração de um E-Book sobre cada itinerário.
Com uma equipe diversificada, envolvendo servidores e professores do Ifes, representantes do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, bolsistas da Fapes, Sebrae/ES e alunos voluntários, o projeto contou com uma capacitação on-line para os líderes das rotas, preparando-os para receber os guias de turismo.
Conhecimento
Durante o encontro desta quarta, os guias presentes refletiram a paixão pelo Espírito Santo e a importância de atualização constante no dinâmico setor do turismo. Izalete Armani, de Vila Velha, destacou a necessidade de se atualizar diante das constantes mudanças no cenário turístico. “O turismo é muito dinâmico. Você chega hoje às Montanhas e o empreendimento está de um jeito. Em outra oportunidade, as famílias do agroturismo já deram uma incrementada. Então a gente precisa se atualizar. E eu também sou turista, quando quero passear também trago minha família para passear. É o meu trabalho, mas também uma forma de apreciar o que a gente tem no nosso Estado”.
Rogers Costa, da mesma cidade na Grande Vitória, ressaltou o potencial cultural e histórico do Estado. “Sou apaixonado pelo Espírito Santo, que traz bagagem cultural e histórica das mais importantes do cenário nacional. Temos um turismo religioso forte e também de contemplação, além das tradições germânicas e italianas nas Montanhas. Esse evento só vem fortalecer tudo de bom que temos”, disse
Thalles Guimarães, da spin off MomentES, enfatizou a importância de unir forças entre guias, agências e empreendimentos para estruturar o turismo de forma organizada e remunerada. “Nós esperamos conversão em vendas, que o turismo venda com mais qualidade e organização. O propósito é unir essas duas forças, os guias e as agências, com os empreendimentos de forma organizada, e que esses guias sejam remunerados e vendam o Espírito Santo para outros Estados. A proposta é comercial, mas também tem seu fundo técnico, de organização e atenção para esse setor que está prejudicado, o dos guias”.
Segundo Thales, a MomentES nasceu da sua percepção como empreendedor da região. Ele afirma que os guias de turismo enfrentam muitas barreiras, por isso empreendedores precisam criar produtos vendáveis.
A coordenadora de Extensão do Ifes e da Incubadora Radix, Zâmora Cristina dos Santos, evidenciou o sucesso do projeto na promoção e consolidação do setor turístico. “As rotas conseguiram estruturar-se eficientemente, destacando suas ofertas, e algumas delas já aplicaram a identificação concebida no âmbito do projeto. Acredito firmemente que o projeto logrou atingir sua finalidade primordial, que consiste na promoção e consolidação do setor turístico, o que se evidenciou de forma clara durante o evento realizado hoje (quarta)”.
A diretora executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Andreia Rosa, destacou a aproximação entre as rotas turísticas e os guias como um passo estratégico para o crescimento do turismo local. “O objetivo é criar uma sinergia com os empreendedores e estes poderem entender como funciona o trabalho agenciado, recebendo grupos programados com antecedência”.
O empreendedor Ângelo Rigo, da Cervejaria Altezza (Venda Nova do Imigrante), compartilhou sua experiência positiva durante a apresentação, enfatizando a importância da colaboração dos guias para alavancar os empreendimentos na baixa temporada. “A plateia foi muito receptiva a tudo que eu citei na apresentação da Rota dos Lagos. Na ocasião, pude apresentar todos os empreendimentos dessa rota e nossas expectativas para um futuro próximo. Isso só poderá se realizar se houver a colaboração dos guias de turismo para alavancar os empreendimentos na baixa estação, que vai de setembro a março”, afirmou.
A gerente da regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu, ressaltou a estratégia do evento em aproximar os guias das rotas, visando aumentar o fluxo turístico de forma mais ordenada e estratégica. “A ação de hoje (quarta) converge com o nosso planejamento de turismo para os próximos três anos. O objetivo é trazer turistas para novas rotas, para que saia um pouco do fluxo turístico da principal rota das Montanhas, que é a do Lagarto. A ideia é que os guias ‘vendam’ as Montanhas Capixabas da melhor forma e com mais conhecimento”, concluiu.