Nesta quinta-feira (07), acontece no Centro Cultural de Brejetuba, na Região Serrana do Estado, o Encontro de Cafeicultores de Arábicas Especiais. O evento terá início às 8 horas e contará com palestras, debates e uma demonstração de método de secagem em uma fazenda do município.
O encontro é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura- Seag, Incaper, Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café- Cetcaf, da Prefeitura de Brejetuba.
Às 8h30, haverá pronunciamento de autoridades. Em seguida, às 9h, o superintendente do Cetcaf, Frederico Daher, abordará “Análise Conjuntural do Mercado Mundial de Café”.
Dando continuidade à programação de palestras, às 9h40, o agrônomo Fabiano Tristão (Incaper) falará sobre “Manejo Competitivo da Lavoura de Café Arábica das Montanhas”.
Às 10h20, o tema será “Atitudes de Sucesso na Colheita e Pós-colheita do Café” com Marcos Teixeira (Incaper/Cetcaf). Encerrando a manhã na Casa da Cultura, o assunto serão as linhas de crédito para investimentos, com o gerente de relacionamento do Bandes, Paulo Sérgio Federici.
Método inovador de secagem
Logo após o intervalo para almoço, às 12h30 os participantes do encontro vão até o campo conhecer um método inovador de secagem de café em terreiro coberto. A tecnologia será apresentada por Edson Fardin na propriedade de Laudiçon Zuccon, no Córrego Marapé.
Segundo Fardin, o método chama atenção não só na utilização do terreiro coberto, como também no revolvimento automático do café no terreiro. Às 13h30, na fazenda, haverá espaço para debates de encerramento do evento.