Enófilos e enólogos de todo o Brasil estarão reunidos até o próximo domingo (25) no Encontro Internacional do Vinho, em Pedra Azul, Domingos Martins. Desde ontem, esse público está em contato com algumas das melhores garrafas do mundo ao lado de grandes profissionais da área. O evento quer se tornar o maior do setor na América Latina
A programação do evento conta com nove degustações, sendo sete oficiais e duas sessões Premium, com mais de 60 vinhos de 15 países, e doze palestrantes, dos quais dez internacionais.
A primeira sessão Premium, nesta sexta-feira (23), teve o tema Vinhos de Rios, ministrada pela jornalista Mariana Martinez. Na segunda sessão Premium, Por que 100 pontos?, foi um painel com a participação do norte-americado Joshua Greene.
A parte da tarde ficou com Danio Braga, de uma família tradicionalmente ligada à culinária desde 1454. Aos 17 anos foi para Inglaterra e França onde se formou em enologia. Chegou ao Brasil em 1980 e montou o restaurante Enótria. Em 1992 inaugurou o Locanda, em Petrópolis.
Espera-se que mais de 1.000 pessoas circulem pela região por conta do evento, que deve movimentar cerca de R$ 3 milhões. Durante o Encontro Internacional do Vinho, cerca de mil pessoas estão trabalhando na região para receber os turistas e enófilos nos hotéis, cafés e restaurantes da região.
Rota Imperial
A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) realizou ontem, durante o Encontro, o lançamento institucional da Rota Imperial, que liga Ouro Preto a Vitória. O estudo preliminar resultou na catalogação de mais de 180 atrativos turísticos, distribuídos ao longo dos 585 quilômetros e 31 municípios. O traçado foi feito pela Consultoria do Instituto Estrada Real (IER), contratado pela Findes e pela Secretaria de Turismo do Estado.
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades de sua área de abrangência. Além disso, o caminho releva um legado histórico do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, até a imigração alemã, pomerana, italiana e portuguesa nas terras capixabas, que transmite costumes e tradições através dos anos.
A Rota Imperial, com todo o trajeto praticamente em estrada de chão, permite tráfego de carros durante todo o ano. Ela já nasce com uma região cliente potencial muito forte, considerando que nos últimos tempos, os principais atrativos que os turistas procuram são contato direto com a história e com a natureza e a proximidade com a vivência de outras populações.
Confira programação de amanhã e domingo:
SÁBADO 24/10/2009
10h Degustação 4: Biodinâmicos: Vinho do Céu a Terra
Vinhos: Antiyal 2006 Chile; Tribute Benziger 2006 USA; Pierre Morey Mersault Borgonha; Nikolaihof Wachau Gruner Vetliner 2005 Áustria; Clos de La Bergerie 2005 França; Clos de La Coulée de Serrant 2005 Loire França.
Palestrante: Nicolas Joly Enólogo de grande prestígio no mundo do vinho, principalmente pela sua conceituada vinícola A Coulée de Serrant (à Savennière, Vallée de la Loire), de renome internacional. Utiliza os métodos de produção Biodinâmicos desde 1984. É líder do Grupo Biodinâmico Renaissance des Appellations, que possui 180 (cento e oitenta) produtores associados.
15h – Degustação 5: As novas fronteiras do mundo do vinho
Vinhos: Mas Estela Empordá 2005 Espanha; Mavrodaphne of Patras 2000 (Antonópoulos) Grécia; Château Kefraya 2005 Líbano; Nikolaihof Steiner Hund Jungfernlese Wachau 2005 Áustria (Biodinâmico); Sesmaria Brasil; Cave Geisse Nature Pinto Bandeira, Brasil; Castel Grand Vin 2005 (Domaine du Castel) Israel; Arretxea 2004 (Pisano) Uruguai.
Palestrante: Master Sommelier Héctor Vergara e Mariana Martinez jornalista especializada em vinhos e gastronomia e editora de Planetavino.com
17h30 – Degustação 6: As diferenças do Terroir de Bordeaux
Vinhos: Rauzan Segla 2005 Margaux; Château Mouton Rothschild 2004 Pauillac; Château Haut Bergey 2005; Clos lEglise 2004 Pomerol; Virginie de Valandraud 2005; Majorallia 2004 Margaux (Jean-Luc Thunevin).
Palestrante: Mário Telles Jr. – Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Sommeliers-São Paulo (ABS-SP) da qual é atualmente diretor e da ABS-Brasil. Dedica-se ao estudo do vinho desde 1978. É também diretoreditor da revista Wine Style.
19h – Sessão Premium II: Por que 100 pontos?
Vinhos: Château Latour 2005 Pauillac; Château Latour 2000 Pauillac; Krug 1996; Krug 1998; Tokaji Royal; Tokaji Royal.
Palestrante: Joshua Greene Norte-americano, editor da revista norte-americana Wine & Spirits, uma das mais prestigiadas publicações na área dos vinhos. Wine & Spirits (W&S) www.wineandspiritsmagazine.com
DOMINGO 25/10/2009
11h – Degustação- Champagne: o segredo dos pequenos produtores
Champagnes: Egly Ouriet Brut Tradition Grand Cru NV; Fleury Biodinâmica; Salon 1997 Blanc de Blancs; Le Mesnil-sur-Oger – RP 95 pontos Biodinâmica, Baron Philiipe de Rothschild Cuvée Especial; Jacques Selosse Substance.
Palestrante: Arthur Azevedo – Diretor-Executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), diretor e editor da Wine Style, médico pediatra, jornalista especializado em vinhos, palestrante e consultor da Artwine e da companhia aérea TAM.