Responsável pela comercialização de 50% de tangerina ponkan na Região da Grande Vitória, o município de Domingos Martins se destaca na produção de citros, com uma média de dois milhões de caixas da fruta por ano. Uma das localidades com potencial de crescimento é a comunidade de Biriricas, onde será realizado, nesta terça-feira (06), o 9º Encontro de Produtores de Citros. O objetivo de capacitar os novos produtores de citros a obterem uma produção com maior qualidade. A programação do evento tem início às 13 horas e a expectativa é que 100 produtores rurais da região compareçam.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza o evento, em parceria com a Prefeitura de Domingos Martins. Os principais temas abordados serão os métodos de adubação de solo, o controle de pragas e uma demonstração de manejo de poda para os produtores rurais presentes.
Na palestra sobre o controle de pragas, serão destacadas as principais doenças que atingem as lavouras de citros e as medidas que devem ser tomadas para evitar a incidência dessas pragas. A tangerina, por ser uma fruta de consumo in natura, existe a preocupação em produzir uma fruta com qualidade e saudável para o consumidor.
De acordo com o extensionista do Incaper, Marcus Rocha de Barros, a diferença de altitude entre as localidades do município favorecem a produção dos citros durante boa parte do ano em Domingos Martins, mas a concentração maior fica entre os meses de abril e junho. “As regiões mais baixas do município estão próximas de 150 metros do nível do mar e as mais altas ficam próximas de 1.200 metros em relação ao nível do mar, sendo assim as regiões baixas e quentes produzem precocemente a partir de março e as regiões mais altas e frias começam a produzir tardiamente e a colheita termina no mês de setembro”, explica.
Além da tangerina, frutos como as laranjas lima, bahia, pera e seleta também são cultivadas no município e já ocupam uma área plantada de cerca de 120 hectares, enquanto a tangerina ponkan alcança os 300. Atualmente, Domingos Martins possui 350 produtores rurais envolvidos com o cultivo de citros.
Programação:
13: 00 – Recepção aos participantes
13:15 – Abertura oficial
Palestras:
13:30 – Nutrição e adubação dos citros
Sebastião Antônio Gomes – Engº Agrônomo – Extensionista do Incaper
14:10 – Manejo prático de pragas
Maurício José Fornazier – Engº Agrônomo – Pesquisador do Incaper
15:00 – Manejo de copa do citros com poda
Marcus E. Rocha de Barros – Engº Agrônomo – Extensionista do Incaper
15:30 – Intervalo
– Prática:
15:50 – Poda de citros
16:30 – Encerramento